Conhecimentos de Base Recomendados
Nada a registar.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas de apresentação das bases formais da unidade curricular e aulas teórica-práticas onde se resolvem problemas práticos ligados ao tema. A avaliação envolve duas componentes:
i. avaliação dos conceitos teóricos leccionados (avaliada por exame, com um peso de 75% da classificação final);
ii. Avaliação da componente prática (avaliada por um trabalho de investigação/trabalho prático, com um peso de 25% da classificação final).
Resultados de Aprendizagem
Objectivos
– Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área dos Recursos Humanos, apoiando-se em exposição em aula e pesquisas em textos da especialidade.
– Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial específica da Indústria, sustentada por argumentação própria;
– Criar a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área dos Recursos Humanos, aliada à capacidade de análise, síntese e formulação de opiniões;
– Incutir uma atitude profissional no desenvolvimento das suas tarefas pelos conhecimentos adquiridos e a capacidade de compreensão do seu alcance, aplicabilidade e oportunidade face a situações específicas do dia-a-dia.
Programa
Conteúdos Programáticos
1 – OS RECURSOS ORGANIZACIONAIS, OS GESTORES E A GESTÃO
1.1 – Os Recursos Organizacionais
1.2 – Os Gestores e a Gestão
2 – A GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HUMANOS
2.1 – As Três Dimensões Fundamentais de Área Social – o Indivíduo, o Trabalho e o Desenvolvimento
2.2 – As Cinco Funções Base do Subsistema Social. As Sub – Funções principais das 5 Funções Base
2.3 – Estudo de Funções
2.4 – Recrutamento e Selecção de Pessoal
2.5 – Avaliação do Desempenho 2.6 – Formação Profissional 2.7 – Enquadramento jurídico das relações laborais
3 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
3.1 – Introdução
3.2 – De que falamos quando falamos de Comportamento Organizacional?
3.3 – Níveis de Análise e Intervenção em Comportamento Organizacional: Individual; Grupal; Organizacional, Interorganizacional e Social.
4 – MOTIVAÇÃO
4.1 – Conceito de Motivação e elementos constituintes
4.2 – Teorias sobre a Natureza Humana
4.3 – Teorias sobre a Motivação:
4.3.1 – Teorias de Conteúdo: Gerais e Organizacionais
4.3.2 – Teorias de Processo: Gerais e Organizacionais
4.4 – A Motivação na Prática
4.5 – Algumas Tendências Recentes
5 – LIDERANÇA
5.1 – Conceito de Liderança. Liderança versus.Gestão
5.2 – Estilos de Liderança. A Grelha de Blake e Mouton
5.3 – As Diferentes Abordagens: 5.4 – O Modelo de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard (HB)
5.5 – A Escolha do Estilo de Liderança nas Empresas
5.6 – O Futuro das Teorias de Liderança.
5.7 – Mitos sobre Liderança.
6 – COMUNICAÇÃO
6.1 – Conceito de Comunicação, o processo e elementos essenciais, efeitos das novas tecnologias na eficácia das comunicações.
6.2 – Efeito de Halo e Efeito de Rejeição.
6.3 – Os canais de comunicação formais e informais.
6.4 – Tipos de redes de comunicação, vantagens e inconvenientes.
6.5 – Barreiras à Comunicação. Desenvolvimento da Capacidade de Comunicação.
7 – CULTURA ORGANIZACIONAL
7.1 – Conceito de Cultura da Organização
7.2 – Cultura da organização e macrocultura. Origens da cultura das organizações
7.3 – A teia cultural de uma organização. Tipos de culturas
8 – NEGOCIAÇÃO
8.1 – Conceito de Negociação e termos básicos. A importância actual da Negociação.
8.2 – Preparação e Planeamento de uma Negociação. Linguagem negocial.
8.3 – As quatro fases da Negociação.
8.4 – Técnicas e tácticas para negociar. Armas do negociador.
8.5 – Negociação Distributiva e Negociação Integrativa.
8.6 – Negociação multilateral em equipa.
9 – GESTÃO DE CONFLITOS
9.1 – Conceito de Conflito. Relações interpessoais e Gestão de Conflitos.
9.2 – Níveis, tipos e categorias de Conflitos.
9.3 – Prepare-se para gerir Conflitos. Negociar o Conflito.
9.4 – Três Estratégias e Dez Tácticas negociais.
9.5 – “A difícil arte de gerir conflitos” – análise e discussão do artigo de E A Berg.
10 – STRESS OCUPACIONAL
10.1 – Conceito de Stress Ocupacional. O Stress e o Strain
10.2 – O Stress como: Resposta; Estímulo; Interacção; Transacção
10.3 – Modelos Teóricos de Stress Ocupacional
10.4 – Antecedentes e Causas de Stress Ocupacional.
10.5 – Respostas ao Stress
10.6 – Consequências Negativas do Stress: Individuais e Organizacionais
10.7 – Programas de Gestão do Stress Organizacional
11 – DISFUNÇÕES ORGANIZACIONAIS
11.1 – Introdução.
11.2 – Absentismo
11.3 – Presentismo
11.4 – Rotatividade
11.5 – Workaholism
11.6 – Falta de Pontualidade
11.7 – Modelo EVLN
11.8 – Acidentes de trabalho
11.9 – Alcoolismo
11.10 – Fadiga
11.11 – Roubo e Fraude
11.12 – Assédio no Trabalho
11.13 – Suicídios
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BILHIM, J. (2007). Gestão Estratégica de Recursos Humanos – 3ª Ed. Lisboa, UTL ISCSP:ISBN: 972-8726-71-6 *
CÂMARA, P. (2000). Humanator: Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. Lisboa: Dom Quixote. ISBN: 972-20-1406-4 *
CUNHA, M. (2004). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão – 3ª Ed. Editora RH, Lda.ISBN:972-98823-8-X *
CUNHA, M. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano – 2ª Ed. Edições Sìlabo, Lda. ISBN:978-972-618-568-0; Cota na Biblioteca do ISEC: 2A – 1 – 218
* Não existe na Biblioteca do ISEC