Gestão de Recursos Humanos no Setor Público

não aplicável.

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par dos conceitos e abordagens teóricas, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demonstração/ análise de casos reais e simulação com recurso aos respetivos instrumentos práticos.

Objetivos: Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da relevância organizacional da gestão de recursos humanos. Pretende-se que os alunos conheçam abordagens, metodologias e instrumentos de gestão de recursos humanos que lhes permitam uma cabal participação, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.

Competências a desenvolver:

– Compreender a relevância do fator humano nas organizações.

– Conhecer as atividades de gestão de recursos humanos e a respetiva necessidade de alinhamento estratégico organizacional.

– Identificar e compreender o impacto da reforma da administração pública portuguesa nas políticas e práticas da GRH do setor publico.

–  Conhecer objetivos e práticas de employer branding de organizações privadas.

–  Interpretar e conceber processos de descrição e análise de funções do setor publico.

–  Conhecer e participar na condução de processos de recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores.

–  Reconhecer a centralidade da avaliação de desempenho, enquanto parte do processo de gestão do desempenho, interpretando o SIADAP, de forma a poder intervir em diferentes fases/momentos.

– Compreender a relevância e as práticas de formação, desenvolvimento de competências e planeamento de carreiras na função pública.

1.Relevância, evolução e enquadramento organizacional da GRH

1.1. Introdução: A relevância do fator humano nas organizações

1.2. A evolução da função GRH, ancorada nas teorias organizacionais

1.3. O New public management e a reforma da administração pública portuguesa.

1.4. Contextualização da gestão de recursos humano no setor público.

1.5. Subsistemas da gestão de recursos humanos: As principais funções, atividades e objetivos.

1.6. Gestão estratégica de recursos humanos e as abordagens Harvard e Michigan.

1.7. A gestão de competências e os descritivos funcionais na administração pública.

2. Recrutamento, Seleção e Integração

2.1. Tipos e fontes de recrutamento: Procedimentos concursais – BEP e CRESAP.

2.2. Práticas de employer branding no setor privado.

2.3. Tipos e metodologias de entrevistas de seleção: Tradicional Vs comportamental e situacional.

2.4. Caraterização geral dos tipos de testes/ provas de seleção.

2.5. Entrevistas finais e tomada de decisão de seleção.

2.6. Processo de acolhimento e integração de novos colaboradores.

3. Avaliação e Gestão do Desempenho

3.1. A evolução do conceito e dos objetivos da avaliação: Da avaliação à gestão do desempenho.

3.2. Os métodos de avaliação tradicionais Vs as tendências atuais de avaliação.

3.3. O SIADAP: Processo e ciclo de avaliação.

3.4. Formulação de indicadores e metas.

3.5. Fases de implementação do processo e o ciclo da avaliação.

3.6. Participação e condução de entrevistas de avaliação.

3.7. O plano de desenvolvimento pessoal como output do processo.

4.  Formação, Desenvolvimento de Competências e Carreira

4.1. Métodos e tipologias de formação profissional.

4.2. Do diagnóstico das necessidades (LNF) de formação à validação e avaliação dos impactos.

4.3. Enpowerment e coaching de pessoas e equipas.

4.4. Planos de gestão de carreiras na função pública.

4.5. Mobilidade e Cedência de Interesse público.

Bibliografia fundamental:

– Armstrong, M. & Taylor, S. (2023). Armstrong’s handbook of human resource management practice: A Guide to the theory  and practice of people management (16th Ed.). London,UK: Kogan Page.

– Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. & Gomes, J.S. (2015). Manual de     gestão de pessoas e do capital humano (3ª Ed.) Lisboa: Edições Sílabo.

– Textos de apoio. Gestão de recursos humanos no setor público, disponibilizados no Nonio – inforestudante da UC.

Bibliografia complementar:

– Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ºEd.). Lisboa: Editora RH.

– Carapeto, C. & Fonseca F. (2006). Administração pública: Modernização, qualidade e inovação (2ª Ed.). Lisboa: Sílabo.

– Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições.

–  INA (2016). Metodologia para a identificação de competências na administração pública. Lisboa: GECAP.

– Oliveira e Rocha, J.A. (2021). Gestão de recursos humanos e direito da função pública. Lisboa: Almedina.

– Oliveira e Rocha, J.A. (2007). Gestão de recursos humanos na administração pública (2ª Ed.). Lisboa: Escolar Editora.

– O´Meara, B. & Petzall, S. (2013). The handbook of strategic recruitment and selection: A systems approach. Bingley, UK:   Emerald Group Publishing.

– Secretaria de Estado da Administração Pública (2004). Avaliação de desempenho: Manual de apoio. Lisboa: SEAP, Ministério das Finanças.