Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par dos conceitos e abordagens teóricas, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demonstração/ análise de casos reais e simulação com recurso aos respetivos instrumentos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da relevância organizacional da gestão de recursos humanos. Pretende-se que os alunos conheçam abordagens, metodologias e instrumentos de gestão de recursos humanos que lhes permitam uma cabal participação, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.
Competências a desenvolver:
– Compreender a relevância do fator humano nas organizações.
– Conhecer as atividades de gestão de recursos humanos e a respetiva necessidade de alinhamento estratégico organizacional.
– Identificar e compreender o impacto da reforma da administração pública portuguesa nas políticas e práticas da GRH do setor publico.
– Conhecer objetivos e práticas de employer branding de organizações privadas.
– Interpretar e conceber processos de descrição e análise de funções do setor publico.
– Conhecer e participar na condução de processos de recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores.
– Reconhecer a centralidade da avaliação de desempenho, enquanto parte do processo de gestão do desempenho, interpretando o SIADAP, de forma a poder intervir em diferentes fases/momentos.
– Compreender a relevância e as práticas de formação, desenvolvimento de competências e planeamento de carreiras na função pública.
Programa
1.Relevância, evolução e enquadramento organizacional da GRH
1.1. Introdução: A relevância do fator humano nas organizações
1.2. A evolução da função GRH, ancorada nas teorias organizacionais
1.3. O New public management e a reforma da administração pública portuguesa.
1.4. Contextualização da gestão de recursos humano no setor público.
1.5. Subsistemas da gestão de recursos humanos: As principais funções, atividades e objetivos.
1.6. Gestão estratégica de recursos humanos e as abordagens Harvard e Michigan.
1.7. A gestão de competências e os descritivos funcionais na administração pública.
2. Recrutamento, Seleção e Integração
2.1. Tipos e fontes de recrutamento: Procedimentos concursais – BEP e CRESAP.
2.2. Práticas de employer branding no setor privado.
2.3. Tipos e metodologias de entrevistas de seleção: Tradicional Vs comportamental e situacional.
2.4. Caraterização geral dos tipos de testes/ provas de seleção.
2.5. Entrevistas finais e tomada de decisão de seleção.
2.6. Processo de acolhimento e integração de novos colaboradores.
3. Avaliação e Gestão do Desempenho
3.1. A evolução do conceito e dos objetivos da avaliação: Da avaliação à gestão do desempenho.
3.2. Os métodos de avaliação tradicionais Vs as tendências atuais de avaliação.
3.3. O SIADAP: Processo e ciclo de avaliação.
3.4. Formulação de indicadores e metas.
3.5. Fases de implementação do processo e o ciclo da avaliação.
3.6. Participação e condução de entrevistas de avaliação.
3.7. O plano de desenvolvimento pessoal como output do processo.
4. Formação, Desenvolvimento de Competências e Carreira
4.1. Métodos e tipologias de formação profissional.
4.2. Do diagnóstico das necessidades (LNF) de formação à validação e avaliação dos impactos.
4.3. Enpowerment e coaching de pessoas e equipas.
4.4. Planos de gestão de carreiras na função pública.
4.5. Mobilidade e Cedência de Interesse público.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
– Armstrong, M. & Taylor, S. (2023). Armstrong’s handbook of human resource management practice: A Guide to the theory and practice of people management (16th Ed.). London,UK: Kogan Page.
– Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. & Gomes, J.S. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª Ed.) Lisboa: Edições Sílabo.
– Textos de apoio. Gestão de recursos humanos no setor público, disponibilizados no Nonio – inforestudante da UC.
Bibliografia complementar:
– Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ºEd.). Lisboa: Editora RH.
– Carapeto, C. & Fonseca F. (2006). Administração pública: Modernização, qualidade e inovação (2ª Ed.). Lisboa: Sílabo.
– Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições.
– INA (2016). Metodologia para a identificação de competências na administração pública. Lisboa: GECAP.
– Oliveira e Rocha, J.A. (2021). Gestão de recursos humanos e direito da função pública. Lisboa: Almedina.
– Oliveira e Rocha, J.A. (2007). Gestão de recursos humanos na administração pública (2ª Ed.). Lisboa: Escolar Editora.
– O´Meara, B. & Petzall, S. (2013). The handbook of strategic recruitment and selection: A systems approach. Bingley, UK: Emerald Group Publishing.
– Secretaria de Estado da Administração Pública (2004). Avaliação de desempenho: Manual de apoio. Lisboa: SEAP, Ministério das Finanças.