Gestão de Recursos Naturais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Não disponível.

 

Resultados de Aprendizagem

Após frequentar a unidade curricular, espera-se que cada estudante:

– Seja capaz de reconhecer a importância dos recursos naturais na sociedade contemporânea;

– Compreenda os conceitos gerais e métodos em ecologia;

– Seja capaz de identificar e compreender as formas de interação dos organismos com o ambiente físico e biológico;

– Compreenda os processos ecológicos no seu todo, a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas a nível local, regional e global;

– Compreenda os conceitos básicos da química ambiental;

– Reconheça a importância da química verde como ferramenta para o desenvolvimento sustentável;

– Desenvolva a capacidade de pesquisar e selecionar informação relevante, ter noção das implicações éticas associadas a vários aspetos associados à utilização dos recursos naturais, nomeadamente os biorecursos;

– Detenha capacidade para compilar, sintetizar e comunicar nova informação/ideias/problemas respeitantes aos campos acerca da utilização de biorrecursos.

Programa

1. Recursos Naturais e Biorecursos:

a) Biorecursos renováveis

b) Utilização sustentável de biorecursos

c) Biorecursos de Portugal

d) Setores de colheita e/ou transformação da matéria-prima de base biológica

2. Fundamentos de Ecologia:

a) Conceitos gerais

b) Natureza dos Ecossistemas

c) Funcionamento dos Ecossistemas

d) Populações e comunidades

3. Química Ambiental:

a) Poluição e Tecnologia

b) Saúde ambiental

c) Micropoluentes

4. Química Verde e Desenvolvimento Sustentável: Aplicações Práticas

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Lewandowski, I. (2018). Bioeconomy: Shaping the transition to a sustainable, biobased economy (p. 356). Springer nature. https://doi.org/10.1007/978-3-319-68152-8

– Neto, B., Dias, A. C., & Machado, M. (2012). Life cycle assessment of the supply chain of a Portuguese wine: from viticulture to distribution. The International Journal of Life Cycle Assessment, 18(3), 590–602. https://doi.org/10.1007/s11367-012-0518-4

– Nunes, S. S., Gaspar, P. D., Nunes, J., Quinteiro, P., Dias, A. C., & Godina, R. (2020). Life-Cycle Assessment of Dairy Products—Case Study of Regional Cheese Produced in Portugal. Processes, 8(9), 1182. https://doi.org/10.3390/pr8091182

– Quinteiro, P., Tarelho, L., Marques, P., Martín-Gamboa, M., Freire, F., Arroja, L., & Dias, A. C. (2019). Life cycle assessment of wood pellets and wood split logs for residential heating. Science of The Total Environment, 689, 580–589. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2019.06.420

– Rodrigues, A.C. ,Ferraz, A.I. (2011) Biotecnologia – Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Publindústria.

– Santos, S. (2016). Introdução à Economia Verde: No contexto da Política Europeia. Plátano Editora.