Gestão de Sistemas e Redes

NA

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1       – Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos eapresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2       – Método experimental: método ativo onde o aluno desenvolve o conhecimento através de trabalhos de pesquisaindividuais e o desenvolvimento de trabalhos práticos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Instalar, configurar e administrar sistemas, com base no sistema operativo GNU/Linux.

2. Instalar e configurar serviços básicos de rede, de correio eletrónico, de sistemas de ficheiros e de autenticação.

1. Administração do Sistema:

– Conceitos Gerais; O sistema operativo Linux; Instalação e configuração; Shells e variáveis de ambiente; Edição de texto em linha de comandos; X-Window e gestores de janelas; Gestão de ficheiros e diretórios; Tarefas e processos; Níveis de execução e serviços; Gestão de utilizadores.

2. Administração da Rede:

– Configuração de rede; Servidor Web; DNS e DHCP; Correio Eletrónico; NFS; Samba; LDAP.

Avaliação Periódica
  • - trabalhos de pesquisa individual (20%) - 20.0%
  • - uma prova escrita (40%) - 40.0%
  • - trabalhos laboratoriais(40%) - 40.0%
Avaliação final
  • - um trabalho laboratorial (40%). - 40.0%
  • - uma prova escrita (60%) - 60.0%

Fernando Pereira, “Linux Curso Completo – 7a edição”, FCA, 2012.

Jorge Granjal, “Gestão de Sistemas e Redes em Linux” – 3a edição, FCA, 2013.

Wale Soyinka, “Linux Administration: A Beginner’s Guide”, 6th edition, McGraw-Hill Osborne, 2012.