Gestão de Sistemas e Redes

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1. Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2. Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através de trabalhos de pesquisa individuais ou em dinâmica de grupo.

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Instalar, configurar e administrar sistemas, com base no sistema operativo GNU/Linux.

2. Instalar e configurar serviços básicos de rede, de correio electrónico, de sistemas de ficheiros e de autenticação.

1. Administração de sistemas:

– Conceitos Gerais; O sistema operativo; Instalação econfiguração; Shells e variáveis de ambiente; Edição de textos em linha de comandos; X-Window e gestores de janelas; Gestã de ficheiros e directorias.

2. Administração da Rede:

– Configuração de rede; Servidor Web; DNS e DHCP; Correio Electrónico; NFS; Samba; LDAP.

Fernando Pereira, “Linux Curso Completo – 7ª Edição”, FCA, 2012.

Jorge Granjal, “Gestão de Sistemas e Redes em Linux” – 3ª edição, FCA, 2013.

Wale Soyinka, “Linux Administration: A Beginner’s Guide”, 6ª edição, McGraw-Hill Osborne, 2012.