Gestão de Unidades Turísticas

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino desta disciplina resulta da combinação do método ativo e do método da descoberta. Deste modo, recorrer-se-ão a aulas teóricas e teórico-práticas de maneira a incentivar um papel ativo e participativo por parte dos alunos e a estimular a interação em sala de aula, visando facilitar a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento dinâmico de capacidades e competências.

Resultados de Aprendizagem

1. Promover um conhecimento aprofundado acerca da evolução do negócio hoteleiro, capacitando os alunos acerca da sua importância estratégica no âmbito do património natural e ecoturismo;

2. Proporcionar aos alunos as bases teóricas necessárias à compreensão da estrutura e organização funcional de uma unidade turística, nomeadamente a interligação das diversas áreas operacionais;

3. Proporcionar as ferramentas práticas para que os alunos possam identificar o ciclo operacional e princípios de funcionamento dos departamentos de Alojamento e de F&B e aplicar a gestão nos processos do sistema de controlo.

Programa

1. As unidades turísticas como produtos turísticos de desenvolvimento regional: Tendências mundiais de hospitalidade com aplicação local; Tipos de unidades turísticas em Portugal; As unidades de Turismo em Espaço Rural (TER) e o turismo de experiências; Enquadramento legal das unidades turísticas em Portugal

2. A gestão estratégica de unidades turísticas no âmbito do património natural e ecoturismo: A qualificação de turismo de natureza para unidades turísticas; Definição do negócio hoteleiro e desenvolvimento de pacotes temáticos

3. Modelos de gestão e controlo departamental em unidades turísticas. Organização estrutural e funcional; Gestão de alojamento; Gestão de F&B

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho escrito (25%) com apresentação oral (10%) - 35.0%
  • - Testes escritos - 50.0%
  • - Exercícios na aula - 15.0%
Exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Campos P 2010 Manual de Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras. Vol I. Turismo de Portugal IP

Gonçalves M 2013 Aprovisionamento, Logística e Stocks. DRNorte. IEFP

Huefner R 2011 Revenue Management: a Path to Increased Profits. New York, Business Expert Press (ebook)

Lisboa JV & Gomes CF 2008 Gestão de Operações (Cap V). Vida Económica

Li H, Ye Q & Law R 2014 Determinants of Customer Satisfaction in the Hotel Industry. APJTR 18:784-802

Marques A 2013 Manual de Hotelaria. Ed Civilização

Martín Rojo I 2009 Dirección y Gestión de empresas del sector turístico. Ed Pirámide

Ojugo C 2006 Control de Costes en Restaración. Thomson Ed

Quintas M 2006 Organização e gestão hoteleira: Organização e gestão dos empreendimentos turísticos. Euro-Tom Lda

Rodrigues C 2012 Gestão Hoteleira, LIDEL

Vieira AL; Costa C; Castro LM 2004 Fidelização Lucrativa de Clientes: Uma Perspectiva Relacional da Gestão Hoteleira. RPM 16:45-53

Xiang Z et al 2015 Int J Hospitality Management 44:120-130