Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino desta disciplina resulta da combinação do método ativo e do método da descoberta. Deste modo, recorrer-se-ão a aulas teóricas e teórico-práticas de maneira a incentivar um papel ativo e participativo por parte dos alunos e a estimular a interação em sala de aula, visando facilitar a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento dinâmico de capacidades e competências.
Resultados de Aprendizagem
1. Promover um conhecimento aprofundado acerca da evolução do negócio hoteleiro, capacitando os alunos acerca da sua importância estratégica no âmbito do património natural e ecoturismo;
2. Proporcionar aos alunos as bases teóricas necessárias à compreensão da estrutura e organização funcional de uma unidade turística, nomeadamente a interligação das diversas áreas operacionais;
3. Proporcionar as ferramentas práticas para que os alunos possam identificar o ciclo operacional e princípios de funcionamento dos departamentos de Alojamento e de F&B e aplicar a gestão nos processos do sistema de controlo.
Programa
1. As unidades turísticas como produtos turísticos de desenvolvimento regional: Tendências mundiais de hospitalidade com aplicação local; Tipos de unidades turísticas em Portugal; As unidades de Turismo em Espaço Rural (TER) e o turismo de experiências; Enquadramento legal das unidades turísticas em Portugal
2. A gestão estratégica de unidades turísticas no âmbito do património natural e ecoturismo: A qualificação de turismo de natureza para unidades turísticas; Definição do negócio hoteleiro e desenvolvimento de pacotes temáticos
3. Modelos de gestão e controlo departamental em unidades turísticas. Organização estrutural e funcional; Gestão de alojamento; Gestão de F&B
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Trabalho escrito (25%) com apresentação oral (10%) - 35.0%
- - Testes escritos - 50.0%
- - Exercícios na aula - 15.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Campos P 2010 Manual de Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras. Vol I. Turismo de Portugal IP
Gonçalves M 2013 Aprovisionamento, Logística e Stocks. DRNorte. IEFP
Huefner R 2011 Revenue Management: a Path to Increased Profits. New York, Business Expert Press (ebook)
Lisboa JV & Gomes CF 2008 Gestão de Operações (Cap V). Vida Económica
Li H, Ye Q & Law R 2014 Determinants of Customer Satisfaction in the Hotel Industry. APJTR 18:784-802
Marques A 2013 Manual de Hotelaria. Ed Civilização
Martín Rojo I 2009 Dirección y Gestión de empresas del sector turístico. Ed Pirámide
Ojugo C 2006 Control de Costes en Restaración. Thomson Ed
Quintas M 2006 Organização e gestão hoteleira: Organização e gestão dos empreendimentos turísticos. Euro-Tom Lda
Rodrigues C 2012 Gestão Hoteleira, LIDEL
Vieira AL; Costa C; Castro LM 2004 Fidelização Lucrativa de Clientes: Uma Perspectiva Relacional da Gestão Hoteleira. RPM 16:45-53
Xiang Z et al 2015 Int J Hospitality Management 44:120-130