Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino a utilizar serão: exposições teóricas sobre os temas propostos; exercícios práticos de aplicação das matérias lecionadas; discussão e resolução de casos práticos.
A avaliação será periódica com vários elementos de avaliação com diferentes poderações: Um teste individual (50%), um trabalho em grupo (30%) participação presencial em atividades de grupo ou individuais realizadas durante as aulas (20%)
O exame será uma prova escrita (100%)
Resultados de Aprendizagem
1 – Conhecer e compreender a gestão do conhecimento como elemento de incremento da vantagem competitiva das organizações.
2 – Conhecer e compreender a importância das pessoas no contexto da gestão do conhecimento organizacional
3 – Conhecer e compreender as diferentes técnicas de gestão e partilha de informação nas organizações
4- Conhecer e saber implementar diferentes metodologias de gestão de conhecimento
Programa
1- Gestão de Conhecimento – o contexto
1.1 -Sociedade do conhecimento; conhecimento como diferencial competitivo; evolução histórica e concetual da gestão do conhecimento
2- Gestão de Conhecimento – o processo:
2.1- A organização e a transferência de conhecimento (criação/aquisição, armazenamento e partilha de conhecimento)
2.2 – A gestão de topo e a cultura organizacional no contexto da gestão do conhecimento
3- Metodologias de Gestão de Conhecimento:
3.1 – Aprendizagem organizacional; comunidade de práticas; capital intelectual; gestão do capital cliente; inteligência competitiva; formação e gestão de competências
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cardoso, L. (2007). Gestão do conhecimento e competitividade organizacional: um modelo estrutural. Comportamento Organizacional e Gestão, 13(2), 191-211.
Cascão, F. (2014). Gestão de competências do conhecimento e do talento: O estado da arte da teoria e as melhores práticas na gestão das pessoas. Lisboa: Edições Sílabo.
Milton, N., & Lambe, P. (2016). The knowledge manager’s handbook. London: Kogan Page.
Neves, P. C., & Cerdeira, J. P. (2018). Memória organizacional, gestão do conhecimento e comportamentos de cidadania organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, 8 (1), 3-19.
Pinto, A. S., Amaral, L., & Peres, P. (2018). Gestão do conhecimento organizacional – Um modelo para a gestão do conhecimento organizacional no contexto de serviços partilhados com recurso à utilização do e-Learning. Porto: Vida Económica – Editorial, SA.