Gestão do Stress, Comportamentos e Saúde

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial. Os alunos serão avaliados através de trabalho escrito (50%) e sua defesa oral individual (50%) sobre os conteúdos abordados na UC, que revele a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos; a capacidade para refletir sobre esses mesmos conteúdos e de perspetivar/identificar soluções, alternativas e intervenções nos domínios da Educação para a Saúde.
A avaliação pode, também, ser feita através da realização de um exame escrito, durante as épocas designadas para o efeito.

Adquirir conhecimentos relativos à importância do stress e da sua relação com a saúde.
Promover a aprendizagem das principais estratégias para lidar com o stress.
Aplicar os principais conceitos inerentes à gestão do stress em Programas de Educação para a Saúde.
Conhecer as principais teorias de mudança comportamental e aplica-las em Programas de Educação para a Saúde.

Competências a adquirir:
Capacidade de compreender a importância do comportamento humano na implementação de programas de Educação para a Saúde.
Capacidade de elaborar e aplicar um programa de educação / promoção da saúde, integrando os conceitos adquiridos.

Evolução histórica e conceptual do conceito saúde/doença.
Modelos e teorias de mudança comportamental.
Comportamentos / estilos de vida de risco e de protecção da saúde;
Stress e saúde;
Gestão de stress e comportamentos de saúde

Trabalho escrito
  • - Trabalho escrito - 50.0%
  • - Defesa oral individual - 50.0%

Paúl, C. & Fonseca, A. M. (2001). Psicossociologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
Ramos, M. (2001). Desafiar o Desafio, Prevenção do Stresse no Trabalho. Lisboa: Editora RH.
Shiralkar, Malan T.; Harris, Toi B.; Eddins-Folensbee, Florence F.; Coverdale, John H. (2013). A Systematic
Review of Stress-Management Programs for Medical Students. Academic Psychiatry, 37 (3): 158-164.
Van Praag, H. M.; Kloet, R.; Van Os, J. (2005). Stress, o Cérebro e a Depressão. Lisboa: Climepsi Editores.
Vaz Serra, A. (1999). O Stress na Vida de Todos os Dias. Coimbra: Editor Adriano Vaz Serra.
WHO (2013). Health education: theoretical concepts, effective strategies and core competencies. A foundation document to guide capacity development of health educators. World Health Organization.
Regional Office for the Eastern Mediterranean. ISBN: 978-92-9021-828-9.