Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que os alunos no final da UC sejam capazes de perceber:
1. O papel das marcas, o conceito de brand equity, e as vantagens da criação de marcas fortes.
2. Os três principais modos de construir a brand equity – a escolha cuidada dos elementos da marca, a concepção de programas e actividades de marketing, e o aproveitamento de associações secundárias.
3. As diferentes abordagens na medição do valor da marca, e como desenvolver e implementar um sistema de mensuração da brand equity.
4. As estratégias alternativas de gestão da marca e como criar hierarquias e portfólios de marcas.
5. O papel das marcas corporativas, das famílias de marcas, das marcas individuais, das marcas modificadas e como combiná-los em sub-marcas.
Programa
1. A gestão da marca, os principais conceitos e aplicações.
2. Diferentes perspectivas da gestão da marca:
2.1. Debranding
2.2. Cocriação e colaboração
3. O valor da marca (“brand equity”)
3.1. A construção de uma marca com valor e as suas fontes de criação
3.1.1. As diferentes etapas
3.1.2. A perspectiva dos diferentes modelos
4. A comunicação da marca, a comunicação de marketing e a importância dos programas de marketing na construção de uma marca com valor
4.1. Os sinais identitários da marca
4.2. A comunicação integrada de marketing
4.3. As diferentes abordagens de marketing, a experiencia e o relacionamento.
5. A estratégia e a arquitetura de marcas
6. Extensão de produtos vs. extensão da marca
Métodos de Avaliação
- - Teste individual - 40.0%
- - Trabalho de grupo - 40.0%
- - Trabalho individual - 20.0%
Estágio(s)
NAO