Gestão e Empreendedorismo

Métodos de Ensino

A estratégia de ensino reproduz os diferentes níveis de participação dos futuros técnicos na organização e na sociedade que o vai receber no qual pretende-se que ele tenha o comportamento proactivo. O método de ensino vai de encontro do objetivo da U.C que permite conhecer o funcionamento de uma empresa, compreender os processos de tomada de decisões e a fundamentação destes. Permite ainda que o aluno tenha um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos para se tornar um elemento proactivo na sociedade e o desenvolver o seu esprito empreendedor. A avaliação contínua permite avaliar os conhecimentos teóricos e práticos individuais. A elaboração e apresentação de um plano negócios permitirá ao aluno aplicar a sua criatividade, demonstrar a sua proficiência, a sua capacidade de trabalho em grupo, aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, num trabalho que poderá ser impulsionador do seu espirito empreendedor. A apresentação em aula permitirá o aluno aprender a defender os seus objetivos e a saber estar presente numa discussão pública.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC procura introduzir a terminologia e os princípios gerais da Gestão de Empresas, facultando aos futuros técnicos superiores competências básicas no domínio da Gestão e criando os alicerce para que o estudante possa apostar na auto-formação ao longo da sua vida profissional. Esta UC aborda as técnicas de Gestão como instrumento de fundamentação à tomada de decisão nas suas diversas vertentes: gestão de recursos humanos, financeira e comercial (marketing). Procura ainda estimular a criação de competências de empreendedorismo e espírito inovador, tanto em ambiente empresarial como em outros contextos organizacionais.

Programa

Empresas. Estruturas Organizacionais. Comportamento Organizacional. Gestão Comercial: o Marketing Estratégico, o Marketing Mix e a importância dos estudos de mercado. Gestão de Recursos Financeiros: função financeira e análise financeira, documentos-base da análise financeira, métodos e técnicas de análise – o método dos rácios, análise do equilíbrio financeiro e da rendibilidade. Empreendedorismo: ideias e oportunidades de negócio, fontes de financiamento, formalidades para criação de empresas, o plano de negócios e os critérios de avaliação de investimentos.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua e periódica
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

SOUSA, A. – Introdução à Gestão. Lisboa: Editora Verbo, 1990.

CHIAVENATO, I. – Introdução à Teoria Geral da Empresa. Editora McGraw Hill, 3ª ed., 1993.

COURTOIS, A., PILET, M., MARTIN, C. – Gestão da Produção. LIDEL, 4ª ed., 1997.

ABECASSIS, FERNANDO, CABRAL – Análise Económica e Financeira de Projectos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.

BREALEY, RICHARD A., STEWART C. MYERS – Princípios de Finanças Empresariais. 1999

MARTINS, A. – Introdução à análise financeira de empresas. Porto, 2004. NEVES, J. C. – Análise Financeira, 2 vols. Texto Editora, ., 2004.

BERNARDI, L. – Manual de Empreendorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmica, 2003.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I., – Marketing 3.0; Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Actual 2011

KOTLER, R. – Marketing Management: Analysis, Planning and Control. Prentice Hall International Editions, 1980.