Gestão Empresarial e Empreendedorismo

Conhecimentos sólidos na área científica do curso.

O processo de ensino / aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diferentes métodos adaptados a cada tipo de conteúdo:

– Componente expositiva dos princípios teóricos, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com estudo de casos e trabalho de pesquisa orientada, individualmente ou em equipa.

– Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios, elaboração de um plano de negócio (em equipa), bem como atividades de orientação tutorial.

Os estudantes serão incentivados a participar em seminários/workshops sobre as temáticas em estudo, bem como nos concursos de promoção do empreendedorismo a decorrer durante o semestre.

1. Conhecer os aspetos gerais da empresa e os princípios básicos para a sua gestão. Compreender e interligar as teorias comportamentais e as estruturas organizacionais. Reconhecer a importância da ética e responsabilidade social das empresas.

2. Conhecer e aplicar os princípios do marketing. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado. Conhecer e aplicar as componentes de um plano de marketing.

3. Conhecer e aplicar os princípios base da gestão de stocks e gestão da produção.

4. Conhecer os aspetos essenciais do plano operativo das empresa: o investimento inicial, a localização do negócio e as diferentes formas de o iniciar. Aprender a definir o plano económico e financeiro de uma empresa. Conhecer a política de recursos humanos e os encargos associados à sua manutenção.

5. Elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira de uma empresa e propor medidas de atuação em função dos resultados obtidos.

6. Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância no mundo atual.

7. Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia de negócio. Apresentar escrita e oralmente um plano de negócio e compreender a sua importância.

1. Conceitos introdutórios. Aspetos gerais da empresa. Estruturas organizacionais. Comportamento organizacional. Ética e responsabilidade social.  Processo empreendedor, ideias e oportunidades de negócio, o plano de negócio.

2. Marketing: conceito, avaliação do mercado, estratégia de criação de valor para o cliente, comportamento do consumidor, análise da concorrência, segmentação de mercados, posicionamento no mercado, variáveis estratégicas do marketing-mix, plano de marketing.

3. Gestão de stocks: definição e tipos de stock, objetivos da criação de stocks, a importância da gestão de stocks, custos e desvantagens da constituição de stocks, modelo do lote económico, análise ABC.

4. Plano operativo: investimento inicial, localização do negócio, formas alternativas de negócio (trespasse, franchising, spin-off. Plano económico e financeiro: Quanto custa arrancar; fontes, tipo e alternativas de financiamento; quanto é necessário vender.

5. Gestão de recursos financeiros: função financeira e análise financeira, documentos-base da análise financeira, métodos e técnicas de análise – o método dos indicadores ou rácios, análise económica, análise do equilíbrio financeiro e análise do risco do negócio.

6. Empreendedorismo: processo empreendedor, ideias e oportunidades de negócio, investimento e soluções de financiamento, plano de negócio, avaliação de projetos de investimento, formalidades para a constituição de empresas.

7. Noções de gestão da produção: conceito e objetivos, planeamento da produção, tipologias da produção, princípios da gestão pela qualidade total, método PERT.

Avaliação contínua
  • - Trabalho prático (trabalho escrito 60%, defesa oral 40%) - 30.0%
  • - Teste escrito - 70.0%

COURTOIS, A; PILLET, M & MARTIN-BONNEFOUS, C (2007)-Gestão da Produção. 5ª Edição. Lisboa: Lidel. ISBN 9789727574698.

IAPMEI – Como Elaborar um Plano de Negócios: Guia Explicativo. Lisboa: IAPMEI, 05-07-2017. [17-07-2017] Disponível na www: https://www.iapmei.pt.

KOTLER, P & KELLER, K (2012)-Marketing Management, 14th Edition. New Jersey: Prentice Hall. ISBN 9780132102926.

LISBOA, J et al. (2011)-Introdução à Gestão de Organizações. 3ª Edição. Porto: Vida Económica. ISNB 2011.9789727884681.

Maçães, M (2018) – Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática. 2ª ed., Coimbra: Actual Editora. ISNB 97898969429.

NEVES, JC (2014)-Análise e Relato Financeiro – Uma visão integrada de gestão. 7ª Edição. Lisboa: Texto Editores. ISBN 9789724743264.

OSTERWALDER, A & PIGNEUR, Y (2011)-Criar Modelos de Negócio. 6ª Edição. Lisboa: Dom Quixote. ISBN 9789722044974.

SILVA, E & MONTEIRO, F (2014)-Empreendedorismo e Plano de Negócio. 2ª Edição Revista e Atualizada. Porto: Vida Económica. ISBN 9789897680120.