Gestão Empresarial e Empreendedorismo

Conhecimentos sólidos na área científica do curso.

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diferentes métodos adaptados a cada tipo de conteúdo:
– Componente expositiva dos princípios teóricos, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com estudo de casos e trabalho de pesquisa orientada, individualmente ou em grupo.
– Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios, elaboração de um plano de negócio (em grupo), bem como atividades de orientação tutorial.
Os estudantes serão incentivados a participar em seminários/workshops sobre as temáticas em estudo, bem como nos concursos de promoção do empreendedorismo a decorrer durante o semestre.

Conhecer os aspetos gerais da empresa e os princípios básicos para a sua gestão. Compreender e interligar as teorias comportamentais e as estruturas organizacionais. Reconhecer a importância da ética e responsabilidade social das empresas.
Conhecer e aplicar os princípios do marketing. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado. Conhecer e aplicar os elementos constituintes de um plano de marketing.
Conhecer e aplicar os princípios base da gestão de stocks e gestão da produção.
Elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira de uma empresa e propor medidas de atuação em função dos resultados obtidos.
Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância económica e social no mundo atual.
Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia de negócio. Apresentar escrita e oralmente um plano de negócio e compreende

Conceitos introdutórios. Aspetos gerais da empresa. Estruturas organizacionais. Comportamento organizacional. Ética e responsabilidade social.
Marketing: avaliação do mercado, estratégia de criação de valor para o cliente, comportamento do consumidor, análise da concorrência, segmentação e posicionamento, marketing-mix, plano de marketing.
Gestão de stocks: definição e tipos de stock, objetivos da criação de stocks, a importância da gestão de stocks, modelo do lote económico, análise ABC.
Noções de gestão da produção: objetivos, planeamento da produção, tipologias da produção, princípios da gestão pela qualidade total, método PERT.
Gestão de recursos financeiros: função financeira e análise financeira, documentos-base da análise financeira, método dos indicadores ou rácios.
Empreendedorismo: processo empreendedor, oportunidades de negócio, investimento e soluções de financiamento, plano de negócio, avaliação de projetos de investimento, formalidades para a criação de empresas.

Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 35.0%
  • - Trabalho prático, que consiste na elaboração de um plano de negócio, a realizar em grupo. - 30.0%
Avaliação por Exame
  • - Trabalho prático, de acordo com o estipulado no regime de avaliação contínua. - 30.0%
  • - Exame - 70.0%

CO

SOARES, J., FERNANDES, A., MARÇO, A., MARQUES, J., (2007)., Avaliação de Projectos de investimento na OPtica Empresarial. Ed Silabo, 2º ed.

SOTOMAYOR, A., RODRIGUES, J., DUARTE, M., (2014), Principios de Gestão das Organizações, Reidos Livros, 2 ED.

ABECASSIS, F, (1991), Análise Económica e Financeira de Projectos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed.,

BARROS, C., (1994), Gestão de Projectos, Ed. Silabo.

BERNARDI, L. (2003), Manual de Empreendorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmica. Editora Atlas, 2003.

BREALEY, RICHARD A. ; STEWART C. MYERS (1990), Princípios de finanças empresariais. 5ª ed. Lisboa : Editora McGraw-Hill de Portugal

CHIAVENATO, I.(1992),Introdução à Teoria Geral da Empresa. Editora McGraw Hill, 3ª ed.,

COURTOIS, A., PILET, M., MARTIN, C (2007)., Gestão da Produção. LIDEL, 5ª ed.,

CRAVENS, D., PIERCY, N. (2013), Strategic Marketing, McGraw-Hill, 20 ed.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I., (2011), Marketing 3.0; Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Actual Editora, 2011

KOTLER, R., (1980) Marketing Management: Analysis, Planning and Control. Prentice Hall International Editions, 1980.

LINDON, D.; LENDREVIE, J., LEVY, J., DIONISIO, P. RODRIGUES, J (2001), Mercator XXI: teoria e prática do marketing, Gestão e Inovação, 2011

MARTINS, A. (2004)Introdução à análise financeira de empresas. Porto: Vida Económica, 2ª ed., 2004.

NASH, L. (2001), Ética nas Empresas, Makron Books.

NEVES, C. ((2005), Avaliação e gestão da performance estratégica da empresa. Texto Editores.

NEVES, J. C. (2007) Análise Financeira: Técnicas Fundamentais. Edição actualizada Texto Editora,.

REIS, LOPES (1998), Exercícios de Gestão de stocks e compras, Universidade Moderna

SOUSA, A (1990). Introdução à Gestão. Lisboa: Editora Verbo, 1990.

TEIXEIRA, S. (1998), Gestão das Organização, McGraw-Hill.