Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
O ensino da unidade curricular assenta em aulas teórico-práticas visam sobretudo a resolução de exercícios e a análise de casos de estudo de modo a proporcionar uma visão mais prática dos conceitos teóricos, assim como instigar a iniciativa e a participação dos alunos.
1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.
2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.
3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
– Aplicar conhecimentos teóricos e práticos, relativos aos modelos de planeamento que possibilitem uma otimização da eficiência e eficácia empresariais.
– Explorar de forma participativa as opções de gestão estratégica, através do tratamento e debate de casos do meio empresarial nacional e internacional, aprofundando as capacidades de análise, estruturação e formulação de soluções de gestão.
– Desenvolver atitudes estratégicas apropriadas, dinâmicas e flexíveis, treinando os mecanismos de observação e análise que sustentam os processos de tomada de decisão.
– Aplicar metodologias de análise ambiental e da empresa de modo a fundamentar uma decisão sobre a estratégia mais adequada para uma dada empresa.
– Aplicar métodos e procedimentos para Formular e implementar estratégias.
– Identificar alternativas estratégicas e a sua compatibilização com a Visão, Missão e Valores da Organização; Políticas; Objetivos estratégicos e metas estratégicas; indicadores chave de desempenho.
– Aplicar instrumentos de análise estratégica e implementar estratégias ao nível do negócio.
– Aplicar metodologias e técnicas de análise da Indústria, do ambiente e da concorrência.
– Decidir sobre as opções estratégicas ao nível organizacional, do negócio, internacionalização e cooperação
– Operacionalizar modelos e técnicas de análise, formulação e implementação da estratégia;
– Resolver casos práticos e analisar estudos de caso sobre estratégia e competitividade;
– Tomar decisões estratégicas em contexto organizacional;
– Trabalhar em grupo, estudar autonomamente e comunicar com clareza.
Programa
I. Capítulo – A Estratégia Empresarial
1. Conceitos fundamentais de gestão estratégica
2. As escolas do pensamento estratégico
3. O planeamento estratégico
4. O contexto da vantagem competitiva
II. Capítulo – Perspetivas de análise estratégica
1. Análise estratégica: Análise do ambiente interno e externo
2. Analise do ambiente externo
2.1. Análise do meio envolvente contextual e transacional
2.2. Análise da Indústria e do Mercado.
3. Analise do ambiente interno
3.1. Análise da empresa e dos recursos
3.2. A Posição competitiva da empresa
4. Adequação estratégica: Análise SWOT
III. Capítulo – Formulação estratégica
1. Visão e Missão, valores, políticas, objetivos estratégicos
2. A formulação de estratégias da organização, internacionalização, cooperação.
3. As Estratégias de negócio vs estartegias Corporativas,
4. Definição e escolha da estratégia
4.1. Estratégia Produtos/Mercados
4.2. Estratégia Integração Vertical
4.3. Estratégia Internacionalização
4.4. Estratégia Diversificação
4.5. Estratégia Desenvolvimento empresarial
5. Elaboração do Plano Estratégico da empresa
IV. Capítulo – Implementação, avaliação e controlo da estratégia
1. Avaliação e controlo da estratégia
2. O processo estratégico formal: Planeamento e alocação de recursos
3. Impacto da estratégia na Estrutura organizacional
4. O balanced scorecard – mapeamento da estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo ' estudo de caso - 20.0%
- - 2 frequencia escrita - 40.0%
- - 1 frequencia escrita - 40.0%
- - exame escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
António, N. S. (2006). Estratégia organizacional: Do posicionamento ao movimento (2.ª ed.). Edições Sílabo.
António, N. S. (Coord). (2012). Estratégia organizacional: Do mercado à ética. Escolar Editora.
Barney, J. B., & Hesterley, W. S. (2010). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson.
Cardeal, N. (2015). Pensamento estratégico: Antecipar as ondas de futuro (2.ª ed.). Universidade Católica Editora.
Carvalho, J., & Filipe, J. C. (2014). Manual de estratégia: Conceitos, prática e roteiro (4.ª ed.). Edições Sílabo.
Dess, G., Eisner, A., Lumpkin, G., & McNamara, G. (2013). Strategic Management: Text and Cases. (7th edition). New York: McGraw-Hill.
Freire, A. (2008). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo.
Freire, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Edidota.
Grant, R. (2013). Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases. (8th edition). West Sussex: John Wiley & Sons.
Porter, M. E. (2017). Estratégia. Actual Editora.
Reis, L. (2008). Estratégia Empresarial: Análise, Formulação e Implementação. (2.ª edição). Lisboa: Editorial Presença.
Santos, A. (2008). Gestão Estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Lisboa: Escolar Editora.
Serra, F., Ferreira, M., Torres, M., & Torres, A. (2010). Gestão Estratégica Conceitos e Prática. (2.ª edição). Lisboa: Lidel.
Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica. (2.ª edição). Lisboa: Escolar Editora.
Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., & Strickland, A. J. (2015). Crafting & executing strategy: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw Hill.