Gestão Financeira e Performance

Conhecimentos de base em finanças, avaliação de empresas e controlo de gestão.

Nesta unidade curricular será exclusivamente assegurado horário de atendimento para apoio ao estudo e esclarecimento de dúvidas.

Pretende-se familiarizar os alunos com os sistemas de avaliação, gestão e controlo da performance estratégica das empresas, de modo que desenvolvam uma visão estratégica e integrada do negócio com vista à criação de valor. Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja apto a:

a) conhecer as métricas mais tradicionais de avaliação da performance e as métricas baseadas na criação de valor;

b) medir a criação de valor, global e por segmento, numa perspetiva multidimensional;

c) analisar de forma crítica a conceção de sistemas de incentivos orientados para a maximização de valor para o acionista.

1. Introdução à informação financeira para a gestão

2. Performance financeira global

2.1. Métricas tradicionais ou contabilísticas

2.2. Métricas baseadas no valor criado

3. Performance financeira por segmentos

3.1. Modelos de apuramento dos resultados

3.2. Estrutura organizacional em centros de responsabilidade

3.3. Critérios para a avaliação da performance dos centros de responsabilidade

3.4. Sistema de preços de transferência interna

Avaliação Contínua
  • - Prova individual - 60.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Anthony, R. & Govindarajan, V. (2006). Management Control Systems. (12ª Edição). McGraw-Hill Education – Europe.

Franco, V. et al (2012). Temas de Contabilidade de Gestão – Gestão orçamental e medidas financeiras de avaliação do desempenho. (3ª Edição). Livros Horizonte.

Jordan. H., Neves, J. & Rodrigues, J. (2021). O Controlo de Gestão – ao serviço da estratégia e dos gestores. (11ª Edição). Áreas Editora.

Martins, A., Cruz, I., Augusto, M., Silva, P. & Gonçalves, P. (2016); Manual de Gestão Financeira Empresarial. (2ª Edição). Escolar Editora.

Mota, A. et al (2020). Finanças da Empresa – Teoria e Prática. (6ª Edição). Edições Silabo.

Neves, J. (2011). Avaliação e gestão da performance estratégica da empresa. (2ª Edição.). Texto Editora.

Neves, J. (2012). Análise e Relato Financeiro – Uma Visão Integrada de Gestão. (5ª Edição). Texto Editora.

Simons, R. (2013). Performance Measurement & Control Systems for Implementing Strategy: Text & Cases. Pearson New International Edition.