Gestão Financeira para Empresas Agrícolas

Contabilidade Financeira

O ensino da unidade curricular baseia-se em recentes materiais de pesquisa e na experiência obtida através da prática. A pedagogia do curso é fortemente interativa. Pretende uma participação substancial dos alunos e uma aprendizagem com base no saber-fazer.

Os métodos de ensino incluem a análise de casos reais. A ênfase é colocada em auxiliar os alunos a relacionarem os conceitos, ideias e teorias à prática real.

As aulas são teórico-práticas, sendo a presença (e participação ativa) nas aulas facultativa, embora vivamente aconselhada.

Proporcionar ao aluno os princípios básicos de Gestão Financeira e os fundamentos essenciais para a definição de políticas de controlo da empresa, investimento, financiamento e de distribuição de resultados, direcionadas para as empresas agrícolas.

Para além dos tópicos relacionados com a criação de valor numa empresa, pretende-se que o aluno seja capaz de obter sentido crítico e capacidades científicas para realizar um trabalho de investigação nesta área.

Concluída a disciplina o aluno deverá ser capaz de:

Compreender os aspetos teóricos e práticos atuais para poder aplicar as técnicas empresariais a situações reais;

Compreender e saber as decisões de investimento, financiamento e controlo de uma empresa;

Saber realizar um Plano de investigação científica no domínio dos principais tópicos.

1.Introdução:

1.1.Paradigma e âmbito da gestão financeira;

1.2.A evolução gestão financeira;

1.3.Mercados e instrumentos financeiros;

1.4.Regulação controlo empresarial

2.A Análise financeira:

2.1.Leitura das demonstrações financeiras;

2.2.Equilíbrio financeiro, rendibilidade, fluxos, produtividade

3.A Política investimento:uma introdução:

3.1.A decisão económica e financeira de implementar um projeto de investimento;

3.2.Critérios de decisão na aceitação de projetos

4.A Política de financiamento:

4.1.A importância estrutura de capital;

4.2.As principais fontes financiamento de Médio e Longo Prazo

5.A Política de distribuição de resultados e crescimento:

5.1.As diferentes formas distribuição de resultados;

5.2.Principais determinantes da política de distribuição de resultados

6.A Gestão de tesouraria:

6.1.Princípios básicos da gestão tesouraria;

6.2.Gestão das necessidades em fundo de maneio;

6.3. As principais fontes de financiamento de curto prazo

7.O planeamento financeiro de médio e longo prazo

Bibliografia Principal

Brandão, E. (2003). Finanças. Porto Editora. Terceira edição.

Brealey, R.A., Stewart C.M., & Franklin, A. (2020). Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill.

Damodaran, A. (2004). “Corporate Finance. Theory and Practice”, 3rd.Ed., John Wiley and Sons.

Domingues, F.J.G, & Vargas, J.D.G. (2021). Fundamentos de economía de la empresa, 2ª Ed.,  Ediciones Pirámide (Grupo Anaya, S. A.)

Fernandes, C., Peguinho, C. Vieira, E., & Neiva, J. (2016). Análise Financeira-Teoria e Prática-Aplicação no âmbito do SNC, Edições Sílabo.

Gomes, A. (2006). “Política de Dividendos e Estrutura de Capital – Respostas e Dúvidas do Estado da Arte, Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN: 972-8704-73-9.

Neves, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro–Uma Visão Integrada de Gestão; Texto Editores.

Vidigal da Silva, J., & Ferreira, P.J.S. (2018). Princípios Gestão Financeira, 2ª Edição, Rei dos Livros.

Vieito, J. P., & Maquiera, C. P. (2013). Finanças Empresariais – Teoria e Prática, 2ªedição.Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

Hawawini, G., & Viallet, C. (2015), Finance for Executives – Managing for Value Creation, 5th edition. SouthWestern Cengage Learning.

Hilier, D., Clacher, I., Ross, S., Randolph W., & Bradford J. (2012). Fundamentals of Corporate Finance, McGraw-Hill, European edition.

Ross, S.; Westerfield, R., & Jaffe, J. (2005). Corporate Finance, McGraw Hill, 7ª edição.

Vernimmen P, Quiry P, Dallocchio M, Le Fur, Y, & Salvi A. (2011). Corporate Finance, Theory and Pratice, third edition.