Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino baseiam-se em aulas teórico-práticas, favorecendo os métodos expositivo, interrogativo e ativo, assentando em exercícios práticos/ fichas de trabalho e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos Estudantes. Para obterem aprovação (mínimo 10 valores), os Estudantes terão de optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1) Exame
A avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.
2) Avaliação contínua/periódica
A avaliação contínua/periódica resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) realização de uma prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (50%); b) realização de um trabalho prático em grupo, que deverá ser apresentado/ defendido oralmente (35%), cuja ponderação se divide em componente escrita (25%) e componente oral (10%); c) realização de exercícios no decorrer das aulas (15%).
Resultados de Aprendizagem
Promover um conhecimento aprofundado acerca do negócio hoteleiro, capacitando os alunos acerca da importância estratégica da hotelaria no âmbito do turismo e do interesse da sua diversidade funcional, estrutural e operacional;
Proporcionar o domínio de ferramentas teóricas e práticas sobre o planeamento, a gestão e a organização de empresas hoteleiras, para que os alunos sejam capazes de prever e conceber estratégias hoteleiras de longo prazo, ao mesmo tempo que poderão diagnosticar e resolver problemas através de soluções de gestão eficazes a curto prazo;
Fomentar a reflexão, discussão e investigação de métodos e técnicas de gestão hoteleira, habilitando os alunos a desenvolver capacidades críticas e de interpretação que lhes permitam tomar decisões ponderadas, bem como competências de controlo e racionalização de recursos.
Programa
1. A hotelaria em Portugal e no Mundo
1.1. Evolução histórica do negócio hoteleiro
1.2. Tipos de empresas hoteleiras em Portugal
1.3. Tendências mundiais de hotelaria
2. A organização e estruturação das empresas hoteleiras
2.1. Definição do negócio hoteleiro e suas especificidades
2.2. Organização estrutural e funcional em empresas hoteleiras
2.3. Gestão e controlo departamental em hotelaria
3. O processo de controlo e gestão das empresas hoteleiras
3.1. A importância da estratégia na gestão hoteleira
3.2. Análise de produtividade, rentabilidade e resultados em empresas hoteleiras
4. O sistema de produção e serviço em hotelaria
4.1. Gestão operacional de Alojamento
4.2. Gestão operacional de F&B
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 15.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cross, R., Higbie, J. , & Cross, Z. (2011). Milestones in the application of analytical pricing and revenue management. Journal of Revenue and Pricing Management, 10(1), 8-18.
Lin, M. S., InHaeng, N. J. & Sharma, A. (2020). F&B Performance in the United States Hotel Industry. Journal of Hospitality Financial Management, 28 (1), 20-29. https://doi.org/10.7275/rrkm-bd90
Mun, S G., Woo, L. & Paek, S. (2019). How important is F&B operation in the hotel industry? Empirical evidence in the U.S. market. Tourism Management, 75, 156-168. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.03.010
Shaheen, O.; Morsy, M.; Qoura, O. & Zaki, K. (2021). The Effect of Yield Management on Food & Beverage Department Profitability in Five-Star Hotels: A qualitative approach. International Journal of Heritage, Tourism and Hospitality, 15 (1), 127-138.
Zaki, K., & Quora, O. (2019). Profitability in Egyptian hotels: business model and sustainability impact. Research in Hospitality Management, 9(2), 89-98.