Gestão, Inovação e Empreendorismo em Fisioterapia

Não se aplica.

Exposição e resolução de problemas. Atividades de grupo (cocriação)

No final da unidade curricular o aluno deverá:

• Compreende os fatores sociais e económicos que impactam a saúde e a prestação de cuidados de saúde;
  • Compreende o contexto mutável e diversificado em que a prática de Fisioterapia ocorre;
  • Compreende o impacto das políticas sociais e de saúde na prática de Fisioterapia;
  • Elabora planos de negócio;
  • Participa em atividades relacionadas com marketing e relações-públicas;
  • Reconhece os fatores antecedentes e as políticas de saúde que envolvem os cuidados de saúde em geral, e de Fisioterapia em particular, sendo capaz de se adaptar às alterações no contexto de prestação de cuidados.
  • Reconhece os requisitos regulatórios e legais em vigor;
  • Reconhece as tecnologias emergentes e advoga a sua aplicação para melhorar os serviços de Fisioterapia;
  • Defende novas abordagens para melhorar os cuidados prestados ao utente/grupo e implementa soluções para os desafios encontrados na prática de Fisioterapia, sempre tendo por base a melhor evidência científica disponível;
  • Defende e promove abordagens sustentáveis contribuindo para o combate ao desperdício e alterações climáticas.

Sistema De Saúde Português

História do sistema de saúde português

Estruturas e organizações dos cuidados de saúde e do serviço social portugueses

Sectores dos cuidados de saúde, modelos de prestação de serviços e de financiamento

Política de saúde e implicações para questões da pessoa com incapacidade e prática de fisioterapia

Funções Sistema Nacional de Saúde, organizações regionais de saúde

Exercício da fisioterapia em Portugal

Gestão da prática profissional

Requisitos legais dos espaços de Fisioterapia

Projetar um modelo de negócios

Conceitos financeiros básicos do negócio

Liderança e gestão de equipas

Gestão de Conflitos

Marketing e relações-públicas

Ferramentas práticas de gestão em Fisioterapia

Empreendedorismo e Inovação em Fisioterapia

Características do empreendedor de sucesso

O processo empreendedor

Empreendedorismo criativo

Tecnologia emergentes: precauções e oportunidades para inovar os serviços de Fisioterapia

Alterações climáticas, sustentabilidade e Fisioterapia

Bibliografia Principal:

APTA (2015). 2016 Strategic Plan. Vision for the Profession: Transforming Society by Optimizing Movement to Improve the Human Experience. Website: http://www.apta.org/StrategicPlan.

Mota da Silva T., Costa L., Garcia A. & Costa L. (2015). What do physical therapists think about evidence-based practice? A Systematic Review. Manual Therapy. 20, 388-401.

Nast I, Tal A., Schmid S., Schoeb V., Rau B., Barbero M. & Kool J. (2015). Physiotherapy Research Priorities in Switzerland: Views of the Various Stakeholders. Physiotherapy Res Int. doi: 10.1002/pri.1621

Ramírez-Vélez R., Domínguez M., Morales-Osorio M., Meneses-Echavez J., González-Ruiz K., Martínez-Torres J. & Agredo-Zuñiga R. (2013). Estado actual de la investigación y principales barreras para la práctica basada en evidencia en fisioterapeutas Colombianos. Fisioterapia. 4, 146-153.

Sánchez L. (2015). Factores que influyen en el razonamiento clínico. Estrategias para su desarrollo. Fisioterapia e y Divulgación.  33, 30-36.