Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As metodologias a utilizar incluirão o método expositivo, espaços de discussão, aprendizagem em grupo, trabalhos de investigação e pesquisa, elaboração deprojeto, visitas, apresentações em aula (pelos alunos), estudos de caso e resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimento sobre os conceitos associados à governança urbana num contexto smart, como evolução da ideia de governo
Desenvolvimento de capacidade de analisar criticamente o papel da tecnologia e de várias ferramentas de comunicação e gestão na vida urbana
Consciência sobre o papel central dos cidadãos na construção, gestão e implementação de políticas públicas ao nível urbano
Capacidade de propor soluções colaborativas para a relação entre níveis de governo, bem como entre o governo e os parceiros da sociedade civil
Desenvolvimento de aptidões no domínio da facilitação de processos participados
Programa
Governança do século XXI: a complexidade dos problemas urbanos; pensamento e planificação estratégicos; Políticas públicas e processos de tomada de decisão; co-produção de soluções urbanas; componentes da governança; governança multinível e multisetor (relações verticais e horizontais); abertura, transparência eaccountability; colaboração, redes e parcerias; o papel das TIC. E-governance e e-government
Cidadania e participação dos cidadãos; processos participativos; o sentido de comunidade; wiki government e crowd sourcing. Cidadania(s) do século XXI. Novosparadigmas e conteúdos de educação para uma nova cidadania
Smart people (acesso à informação e tecnologia – inclusão; criatividade e inovação; lideres das comunidades, pensamento visionário partilhado, aprendizagemcontínua…)
O acesso à informação e aos serviços; o papel das tecnologias; as ferramentas de comunicação (casos de estudo)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Câmara Neto, I. A.; Rezende Filho, C. B. A evolução do conceito de cidadania. Disponível em: .
Coe, A., Paquet, G., & Roy, J. (2001). E-governance and smart communities: a social learning challenge. Social science computer review, 19(1), 80-93.
García, M. (2006). Citizenship practices and urban governance in European cities. Urban Studies, 43(4), 745-765.
Healey, P. (2006). Transforming governance: Challenges of institutional adaptation and a new politics of space 1. European planning studies, 14(3), 299-320.
Kearns, A., e Paddison, R. (2000). New challenges for urban governance. Urban Studies, 37 (5-6), 845-850.
Le Gales, P. (2002) European Cities: Social Conflicts and Governance (Oxford: Oxford University Press).
Paskaleva, K. A. (2009). Enabling the smart city: The progress of city e-governance in Europe. International Journal of Innovation and regional development, 1(4),405-422.
Slides das apresentações feitas durante as aulas