Hidráulica Sanitária e Ambiental

Conceitos base de ambiente.

EXPOSITIVO, INVESTIGAÇÃO INDIVIDUAL, TRABALHOS DE GRUPOS COM DEFESA,
CASOS PRÁTICOS E ACOMPANHAMENTO NA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS E NO ESCLARECIMENTO DE
DÚVIDAS.

CONHECIMENTOS A ADQUIRIR PELO ALUNO:

IDENTIFICAR OS IMPACTES NEGATIVOS NO AMBIENTE E IMPACTES NA SAÚDE DE UMA MÁ GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS; IDENTIFICAÇÃO DOS VÁRIOS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS; CONHECER E DOMINAR A PRINCIPAL DOCUMENTAÇÃO LEGAL E TÉCNICA SOBRE A TEMÁTICA DOS RECURSOS HÍDRICOS E SAÚDE AMBIENTAL; FORNECER BASES CIENTIFICAS NECESSÁRIAS PARA DISCIPLINAS POSTERIORES E/OU PARA A VIDA PROFISSIONAL, PARA PLANEAR E GERIR OS RECURSOS HÍDRICOS DE FORMA RACIONAL E EQUILIBRADA; SER CAPAZ DE DESENVOLVER ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ECONOMIA DA ÁGUA.

APTIDÕES A ADQUIRIR PELO ALUNO:

Análise e planeamento de recursos hídricos e hidráulica sanitária.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRI PELO ALUNO:

Os vastos domínios abordados nos conteúdos, permitem dotar os alunos das ferramentas necessárias a um saber-saber e saber-fazer no que concerne à consciência para a problemática do estado dos recursos hídricos do planeta, dando particular importância aos sistemas de saneamento básico como sistemas de proteção da Natureza e promoção de Saúde Pública.

I – O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – CONCEITOS BÁSICOS DE AMBIENTE (16 horas)

– A evolução da utilização da água ao longo dos tempos

– Identificação dos vários tipos de águas e águas residuais

– Identificação dos principais factores críticos da poluição

– Conhecer a politica e legislação, comunitária e nacional para o sector dos recursos hídricos

II – BREVE INTRODUÇÃO À HIDRÁULICA APLICADA (8 horas)

– Características dos escoamentos

– Propriedades da água

– Monitorização de águas

III – REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS E DE SANEAMENTO (8 horas)

Redes de abastecimento e distribuição de água e redes de drenagem de águas residuais

– Níveis de serviço

– Horizonte de projecto

– Populações  e capitações

– Componentes de um sistema

– Tipos de tratamento

– Legislação aplicável

IV – INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES DAS REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS E DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS (8 horas)

– Redes

– Estações elevatórias

– Outros órgãos

V – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E DE ÁGUAS RESIDUAIS (8 horas)

– Sistemas de abastecimento e distribuição de água

– Qualidade da água e riscos para a saúde pública

– Monitorização e colheita de amostras

– Vigilância e controle da qualidade da água

– Estações de tratamento de águas de abastecimento

– Estações de tratamento de águas residuais

– Sub produtos provenientes do tratamento de águas

– Legislação aplicável

VI – SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO EM SISTEMA DE SANEAMENTO BÁSICO (4 horas)

– Introdução à segurança, higiene e saúde no trabalho e à avaliação de riscos

– Aplicação do regulamento de segurança, higiene e saúde no trabalho na exploração dos sistema públicos de distribuição e exploração dos sistemas públicos de distribuição e de drenagem de águas residuais.

Legislação, comunitária e nacional para os sector dos recursos hídricos (8 horas)

BIBLIOGRAFIA PRIMÁRIA (BIBLIOGRAFIA EXISTENTE NA BIBLIOTECA)

Apontamentos fornecidos pelo docente – Apontamentos de HIDRÁULICA SANITÁRIA E AMBIENTAL

VIEIRA, José Manuel – Água e Saúde Pública, Edições Sílabo, ISBN: 9789726189695

PAIXÃO, Mário de Assis – Águas e Esgotos em Urbanizações e Instalações Prediais, Edições Orion, Amadora, ISBN 972-8620-02-0

AFONSO, A., – O Novo Regulamento Português de Águas e Esgotos – Anotado e Comentado, Casa do Castelo Editora, Volume 1, Coimbra, Portugal, 1997, ISBN 972-97233-0-3

LENCASTRE, F. M. Franco – Lições de Hidrologia, 1984, Univ. Nova de Lisboa

BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA (OUTRA BIBLIOGRAFIA RELEVANTE)

AFONSO, A., – Manual de Ambiente e Saneamento Básico – Tecnologias apropriadas para pequenos aglomerados – CEFA , ISBN 972-9303-49-5A.

ALLEY, E. Roberts (2007). Water quality control handbook . 2nd ed. New York: McGraw-Hill; Alexandria : Wef Press, cop. 2007. x, paginação variada: il.; 25 cm. ISBN: 978-0-07-146760-5

ALVES, Maria Helena (2013). A Monitorização das águas superficiais interiores no contexto da diretiva quadro da água. Indústria e ambiente. – P. 8-10. – ISSN 1645-1783. – Nº 79 (março/abril 2013)

COELHO, Sérgio Teixeira; LOUREIRO, Dália; ALEGRE, Helena (2006). Modelação e análise de sistemas de abastecimento de água. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil: Instituto Regulador de Águas e Resíduos. XXI, [1], 335 p.: il.; 23 cm. Série Guias Técnicos; 4. ISBN:  972-99354-8-3

FERREIRA, J. P. Lobo et al. (2009) Proteção das origens superficiais e subterrâneas nos sistemas de abastecimento de água. Lisboa. Laboratório Nacional de Engenharia Civil: Instituto Regulador de Águas e Resíduos. (Série Guias Técnicos; 11). ISBN: 972-99354-3-2

OLIVEIRA, J. F. Santos; Muñoz de Arenillas. Normas de qualidade da água destinada ao consumo humano: 3 – Organização de acções de vigilância sanitária. Indústria e ambiente. Inserido no dossier “O Bem Água e as Alterações Climáticas. – 28-31. – ISSN 1645-1783. – nº 61 (Março/Abril 2010)

PORTUGAL. Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente. Instituto Regulador de Águas e Resíduos (2004). Controlo da qualidade da água para consumo humano 2002. Lisboa. Instituto Regulador de Águas e Resíduos.