História da Cultura e das Artes 1

Métodos de Ensino

As aulas serão teóricas com recurso ao visionamento de material ilustrativo em áudio e vídeo e sua posterior discussão.

Os alunos apresentarão trabalhos na aula sobre um dos temas em estudo com a sua posterior discussão.

Nota do trabalho realizado: 80 % Assiduidade, pontualidade, autonomia: 20%

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dar um conhecimento geral sobre as artes performativas e a sua história.

Visa dar ao aluno um olhar sobre as artes performativas, a sua história e desenvolvimento inseridas num contexto social, cultural, histórico e político.

Reconhecimento de alguns dos principais criadores e performers nas várias áreas das artes performativas.

Programa

1. O que são artes performativas

2. Da Pré-Historia à Antiguidade Clássica

3. Da Idade Média ao Renascimento

4. O período Clássico.

5. Do Romantismo ao Século XX

6. O aparecimento das novas artes performativas.

7. As artes performativas à volta do globo (tradição e modernidade)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PLATZER, F (2006) Compêndio Musical. Edições 70.

 

PHILIP, R. (2023) Uma pequena história da música, Edições 70

 

BOURCIER, P. (2001). História da Dança no Ocidente, Edições Martim Fortes.

 

FO. D., RAME, F. (2009). Manual Mínimo do Actor, Senac.

 

BERTHOLD, M (2000). História Mundial do Teatro. Perspectiva,

 

GOLDBERG, R (2012). A Arte da Performance. Orfeu Negro