História e Património

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem desta unidade curricular compreende a exposição oral, exercícios de leitura, reflexão e pesquisa e a realização de trabalhos práticos com exposição oral nas aulas. Elaboração e discussão de relatórios de visitas.

Resultados de Aprendizagem

1- Caracterizar os grandes períodos da pré-história e da história da civilização ocidental;

2- Caracterizar os principais movimentos da história da arte, com destaque para os estilos arquitetónicos mais usados no património construído em Portugal;

3- Relacionar a história da arte com a história de Portugal;

4- Descrever diferentes formas de património material e imaterial no território nacional, contextualizando-as histórica

e socialmente;

5- Conhecer património classificado em Portugal, bem como as características gerais dos processos de classificação;

6- Caracterizar processos de patrimonialização, em particular os relacionados com o mundo rural.

7- Descrever diversos tipos de património de âmbito rural.

Programa

a) Periodização da civilização ocidental; as raízes judaico-cristãs; a influência romana e o islamismo; as grandes linhas de transformação das estruturas políticas, sociais e económicas do Portugal independe;

b) Os vestígios das civilizações pré-históricas; pinturas e gravuras rupestres; monumentos megalíticos; cerâmica e metais.

c) Caracterização e contextualização dos principais movimentos artísticos em portugal: os vestígios da antiguidade clássica; construções paleocristãs e a influência islâmica; os estilos românico, gótico, manuelino, renascentista, maneirista, barroco, rococó, neoclássico, arte nova e modernismo; outras manifestações artísticas;

d) Conceito e características do património; classificação do património cultural; legislação; o património como estratégia de desenvolvimento e como recurso turístico; exemplificação de diversos tipos de património material e imaterial;

e) Processos de patrimonialização: conceito e exemplos no mundo rural.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MARQUES, O. (dir.) Nova História de Portugal. Lisboa: ed. Presença, 12 vols.

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