Métodos de Ensino
A UC rege-se pelos princípios de aprendizagem baseada em problemas. Os alunos começam por receber um enquadramento teórico dos princípios, teories e métodos com oportunidade de discussão de casos. Seguem-se as fases de formulação de problema, pesquisa para adaptação de métodos ao problema em mãos, aplicação dos conhecimentos em casos práticos (de durações variáveis) e discussão em grupo dos resultados.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o processo de design centrado em humanos
2. Ser capaz de seleccionar o método apropriado para investigação sobre utilizadores
3. Ser capaz de adaptar métodos de invetsigação com utilizadores ao projecto
4. Ser capaz de seleccionar o método apropriado para avaliação de tecnologia
5. Saber como garantir qualidade dos dados em investigação de utilizadores
6. Saber como analisar dados de trabalho de campo e avaliação de tecnologia
7. Ser capaz de refelctir criticamente sobre as implicações éticas do envolvimento de seres humanos no processo de design
Programa
1. Princípios de Human-Centred Design
1.1 Abordagem projetual
1.2 Human-Centered Design integrado num projeto de desenvolvimento digital
2. Compreensão de utilizadores e contextos
2.1 Entrevistas e observação
2.2 Questionários
2.3 Probes
3. Avaliação de tecnologia digital
3.1 Diferentes tipos de testes de usabilidade
3.2 Testes de campo
3.3 Recolha e análise de dados
4. Questões éticas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
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Goodman, E., & Kuniavsky, M. (2012). Observing the User Experience: A Practitioner’s Guide to User Research (2nd edition). Morgan Kaufmann.
Sanders, L., & Stappers, P. J. (2013). Convivial Toolbox: Generative Research for the Front End of Design. Laurence King Publishing.