Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
As sessões de trabalho obedecerão sempre ao seguinte esquema:
Aquecimento físico e concentração;
Apresentação verbal de um ou vários itens dos conteúdos a serem trabalhados sob a forma de uma proposta de jogo com as regras bem definidas;
Realização da proposta;
Verbalização da consciência de execução;
Crítica do resultado em função dos objetivos e regras;
Refazer a proposta, a mesma ou com modificações para o mesmo problema.
Resultados de Aprendizagem
Estabelecer as bases mínimas do método Pessoal de trabalho no que se refere:
1.Corpo como instrumento de expressão, Disponibilidade e relaxamento, Centralidade, Processos de ativação física
2. As fontes imediatas da sensibilidade – os sentidos
3.A imaginação concreta (física) no confronto com o real e com os dados da memória
4.Capacidade de concentração e condições físicas da sua indução
5.Desmontar/lidar com mecanismos de bloqueio – vergonha, auto- imagem, medo
6.Dominar competências técnicas e conceptuais
7.Relação do corpo com o espaço e com os outros
8.Noção ficcional do espaço e consequências no agir
9.Integração do feed-back do espaço, objetos e dos outros, no trabalho – interação, reação, contemplação, cooperação
10.Fisicalizar objetos, emoções e comunicação verbal/sonora
11.Noções de ações físicas e encadeamento de ações simples na organização de conteúdos ficcionais;
12.Organizar, improvisar a partir do trinómio: Quem? Onde? O quê?.
Programa
1.Propriocepção:
Consciência de si – músculos, gestos, respiração, impulsos, correspondência de imagens de si no corpo;
2.O eu:
na relação espacial concreta;
na relação espacial ficcionada
3.Percepção:
Consciência do mundo físico concreto – a precisão do olhar, do tacto, do ouvido, do cheiro, do sabor e suas consequências na organização de conteúdos comunicacionais e correspondências psicofísicas;
4. A passagem do mundo físico concreto a abstrato – papel da memória e da abstração.
5.A relação com os outros em situação real e ficcionada
6.Conceitos da prática e linguagem teatral.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente Prática - 100.0%
- - Assiduidade e Nível de Progressão - 45.0%
- - Quantidade e adaptação do trabalho aos objetivos - 15.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Atitude e Concentração - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ADLER, Stella (2015). Técnica da representação teatral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
AZEVEDO, Sónia Machado (2004). O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva.
BENEDETTI, Jean (2008). Stanislavski and the actor: the final acting lessons. London: Bloomsbury Methuen Drama.
BOAL, Augusto (2000). Jogos para Actores e Não-Actores, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
BOLESLAVSKI, Richard (2006). A Arte do Ator. São Paulo: Perspectiva.
DAMÁSIO, António (2000). O Sentimento de Si – O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. Mem Martins: Publicações Europa-América.
DAW, Kurt (2004) Acting: Thought into action. NH: Heinemann Drama.
FO, Dario (2004). Manual Mínimo do Ator. São Paulo: Senac.
LEWIS, Robert (1980). Advice to the players. NY: Harper & Row.
SPOLIN, Viola (2000). Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva.
TOPORKOV, Vassíli (2016). Stanislávski ensaia: memórias. São Paulo: É Realizações.