Infraestruturas de Transporte Terrestre

Não aplicável.

É usado o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos diferentes conceitos nas aulas Teórico-Práticas sendo efetuadas análises de casos de estudo. Os trabalhos práticos de grupo, a realizar pelos alunos, pretendem consistir essencialmente de aplicações concretas dos assuntos estudados. Nas aulas haverá lugar ao acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, acompanhamento das análises realizadas e de orientação dos trabalhos práticos, seguindo-se uma metodologia de autoaprendizagem e comunicação.

Objetivos: Compreensão e análise das principais características e condicionantes de estradas e arruamentos, como infraestruturas de transporte, focando em particular a sua definição geométrica, tecnologias de construção e de conservação.

Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Comunicação; Autoaprendizagem;

Competências Específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão no domínio da interpretação da definição geométrica de estradas e arruamentos, incluindo interseções de nível em zonas urbanas; saber analisar as condições de funcionamento de estradas e arruamentos; enquadrar as diversas vertentes da segurança rodoviária ligadas às infraestruturas; proporcionar aos alunos saberes na área das tecnologias de construção de infraestruturas de transporte, ao nível de terraplenagens, pavimentação e drenagem; obter qualificações relativas a metodologias de conservação de infraestruturas de transporte.

1. Funções, financiamento e operação de infraestruturas rodo e ferroviárias;

2. Traçado: interpretação da definição geométrica em projetos de vias de comunicação;

3. Terraplenagens: movimentação e distribuição de terras, caracterização de solos em terraplenagens;

4. Condições de circulação: níveis de serviço e análises de capacidade;

5. Gestão da segurança rodoviária: programas de promoção; indicadores de sinistralidade, deteção de locais de acumulação de acidentes, intervenções para melhoria da segurança rodoviária;

6. Pavimentação: desempenho funcional e estrutural de pavimentos; ensaios de controlo de qualidade; constituição e características de via de infraestruturas ferroviárias urbanas.

7. Conservação rodoviária: comportamento, patologias e ações de conservação de pavimentos rodoviários.

8. Drenagem: funções e constituição de diferentes soluções de drenagem superficial e subterrânea, aspetos tidos em conta no seu dimensionamento.

Branco, F., Pereira, P., & Picado-Santos, L. (2006). Pavimentos Rodoviários. Coimbra: Ed. Almedina.

Branco, F., Picado Santos, L., & Capitão, S. (2001). Vias de Comunicação –Vol I. Coimbra: DEC-FCTUC.

Branco, F., Picado Santos, L., & Capitão, S. (2005). Vias de Comunicação –Vol II. Coimbra: DEC-FCTUC.

Cervero, R. (2013). Bus Rapid Transit – An Efficient and Competitive Mode of Public Transport. Bruxelles : ACEA.

Dalton, G., de la Pena, E., Vassallo, J., & Acciaro, M. (2017). Transport Infrastructure – Expert group report. Brussels,: European Commission

Hill, J., & Starrs, C. (2011). Saving Lives, Saving Money. The costs and benefits of achieving safe roads. Basingstoke: Road Safety Foundation.

Junta Autónoma de Estradas. (1984). Norma de Traçado. Almada: JAE – 7-4-186 (ISEC) – 12378.

Ramos, C. (2006). Drenagem em Infraestruturas de Transportes e Hidráulica de Pontes. Lisboa: LNEC.

RENFE. (2008). Nociones básicas ferroviarias. Barcelona: Escuela Técnica Profesional – 7-4-254 (ISEC) – 15274.

Seco, A., Macedo, J., & Pires da Costa, A. (2008). Peões, Manual de Plan. Acessibilidades e da Gestão Viária. Porto: CCDRN.

Seco, A., Pais Antunes, A., & et al. (2008). Princípios Básicos de Organização de Redes Viárias, Manual de Plan. Acessibilidades e da Gestão Viária. Porto: CCDRN.

Teles, P. (2019). A Cidade das bicicletas. V.N. Famalicão: Ed. Novembro – 7-19-1 (ISEC) – 18821