Infraestruturas e Equipamentos Urbanos

Não aplicável

As metodologias de ensino previstas incluem dinâmicas expositivas e inquisitivas, bem como a resolução de problemas, individualmente ou em grupo.

A vertente aplicada a que se quer dar destaque, será desenvolvida, sendo possível, através de visitas e exercícios práticos, assim como apresentação de casos práticos por profissionais ligados às temáticas em causa (seja da administração pública como de empresas privadas).

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relativos às estruturas de suporte à vida urbana coletiva, numa perspectiva transversal e intersectorial.
Tal inclui o conhecimento sobre as problemáticas associadas ao planeamento, gestão e funcionamento de infraestruturas e equipamentos, e dos espaços onde estes normalmente estão instalados.
Espera-se que os alunos desenvolvam competências básicas relacionadas com o planeamento operacional de equipamentos, bem como com intervenções integradas ao nível das infraestruturas em meio urbano.
De igual modo, se espera que os alunos possam desenvolver o sentido crítico relativamente ao uso e melhoria dos espaços públicos, nomeadamente sendo capazes de articular propostas de intervenção.

Equipamentos urbanos

• Conceito, classificação e tipologias
  • Planeamento de equipamentos coletivos: abordagem estratégica vs operacional
  • Metodologia de planeamento operacional de equipamentos coletivos públicos em ambiente urbano
  • Caracterização da evolução da procura
  • Intervenção ao nível da oferta: Problemas simples e problemas complexos
  • Modelos de gestão de equipamentos

Infraestruturas urbanas

• Tipologias e classificação
  • Indicadores de infraestruturação (socioeconómicos). Lógicas de conceção e eficiência na implementação
  • Implementação de redes de IF: abordagens, exigências técnicas próprias e articulação, perfis-tipo das IF no subsolo, entivação de valas
  • Impacto e integração visual das instalações de suporte (depósitos, centrais, postos de transformação…)
  • Infraestrutura verde urbana
  • Matriz de interdependências de infraestruturas
  • Sustentabilidade de infraestruturas urbanas
  • Gestão (d)e manutenção de IF urbanas. Potencialidades do SIG

Técnicas elementares de apoio à decisão no planeamento e exploração de equipamentos e infraestruturas

• Análise multicritério
  • Análise custo-benefício

Os espaços públicos urbanos como locais de acesso a serviços e equipamentos

• Tipologias e funções
  • Elementos fundamentais no desenho urbano
  • Características de sucesso
  • Mobiliário urbano
  • Implicações da sustentabilidade na conceção e exploração de espaços públicos

– apontamentos fornecidos pelos docentes

– Branco-Teixeira, Miguel (2010), in Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia, nº7, p 68-80, Universidade Fernando Pessoa

– Brandão, Pedro (2008), A identidade dos lugares e a sua representação coletiva, DGOTDU

– Carvalho, J.; Marinho, R. (2013). Planeamento de Equipamentos Locais. Edição Jorge Carvalho/Bublok.

– Derrible, S. (2019), Urban engineering for sustainability. MIT Press

– DGOTDU (2002), Normas para a programação e caracterização de equipamentos coletivos, Coordenação Divisão de Normas/Direcção de Serviços de Estudos e Planeamento Estratégico.

– Gordon, Patricia (2012), Infrastructure cost and Urban Growth Management, Sustainable Cities International

– Moughtin, Cliff (2003), Urban design – street and square, Architectural Press

– UN-Habitat (2013), The relevance of street patterns and public space in urban areas

– Zavrl & Zeren (2010), Sustainability of Urban Infrastructures, in  Sustainability 2010, 2, 2950-2964; doi:10.3390/su2092950