Inglês Aplicado às Ciências Empresariais II

Conhecimentos de inglês correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.

Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem dos/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming. A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.

Nesta unidade curricular, os/as estudantes terão contacto com importantes tipos de conceitos e instrumentos da área da banca e finanças, bem como da área de Marketing. O objetivo principal é fornecer aos estudantes elementos necessários que lhes permitam a utilização da Língua Inglesa como veículo privilegiado na área do Comércio e Relações Internacionais. Pretende-se conciliar vocabulário técnico e terminologia específica da área da banca, finanças e marketing, com uma revisão, prática e consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa.

I – Operações bancárias e Finanças

1. Dinheiro
2. Bancos
3. Abrir/gerir uma conta

4. Cartões de débito e de crédito
5. Empréstimos

6. Operações bancárias através da Internet

7. Pagamentos internacionais
8. Economias e negócios internacionais

II – Marketing

1. Objetivo
2. Os quatro Ps
3. O ciclo de vida do produto

III – Gramática

1. Tempos verbais
2. Orações condicionais
3. Graus dos adjetivos
4. Verbos modais

Bibliografia principal:

DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.

GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004, 2ª edição). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português. ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.

MARKS, Jon (2012). Check Your English Vocabulary for Banking and Finance. Bloomsbury.

MASCULL, Bill (2017). Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.

WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.

Bibliografia secundária:

CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2008), English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.

FERRAINO, Cindy (2010). The Complete Dictionary of Accounting & Bookkeeping Terms Explained Simply. Atlantic Publishing Group Inc.

IRVINE, Mark and Marion Cadman (2003) Commercially Speaking. Oxford: Oxford University Press.

RADICE, Francis (1995). English for Banking. London: Macmillan.