Inglês Aplicado às Ciências Empresariais III

Conhecimentos de inglês correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.

Embora haja momentos nas aulas mais dedicados à exposição teórica dos conteúdos programáticos, serão privilegiados os momentos em sala de aula com atividades mais ativas e que possibilitem não só uma participação mais global dos estudantes, como também a prática e o desenvolvimento das várias competências necessárias na aprendizagem e consolidação de uma língua estrangeira. Assim, serão propostos debates em aula, exercícios de grupo e utilização de plataformas digitais de interação.

Competências: com esta unidade curricular, pretende-se que os estudantes continuem a desenvolver as suas competências na área da comunicação em contexto profissional. Dado que algumas das funções do profissional de Secretariado incluem a preparação e a realização de apresentações, os estudantes farão exercícios e atividades com o objetivo de desenvolver estas competências.

Objetivos: dotar os estudantes de capacidades de comunicação em contexto empresarial, nomeadamente prepará-los para serem capazes de elaborar apresentações eficazes.

I – Presentations

1. Presentation technique and preparation

2. The audience

3. Structure: the introduction, the main body, the end

4. Image, impact, and making an impression

5. Using visual aids

6. Holding the audience’s attention

7. Listing information, linking ideas, sequencing

8. Summarising and concluding

9. Questions and discussion

II – Grammar

1. Verb tenses (Simple Future, Future Continuous)

2. Relative clauses

3. Quantifiers

4. Articles

Avaliação Final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho final - 20.0%
  • - Frequência - 40.0%

MACRAE, Paul (2014) Business and Professional Writing – A Basic Guide. Peterborough: Broadview Press

SWEENEY, Simon (2003) English for Business Communication. Cambridge/New York, Cambridge University
Press

TALBOT, Fiona (2016) How to Write Effective Business English. S.l.: Kogan Page Publishers.

VINCE, Michael (2003) Advanced English Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan.