Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendável ter nível B2, C1 ou C2 de Inglês.
Métodos de Ensino
– Sessões dinâmicas com componentes estruturais e práticos, combinando a orientação do professor com tarefas desenvolvidas pelos alunos baseadas nos conteúdos abordados;
– Uso da Plataforma online, onde os materiais usados nas sessões vão estar disponíveis juntamente com documentos que irão ajudar os alunos a estarem mais bem preparados para o uso da língua Inglesa em contexto académico.
Resultados de Aprendizagem
– Desenvolver fluência numa língua estrangeira.
– Criar novos hábitos de aprendizagem alicerçados num aumento de contacto com a língua.
– Aprender a usar gramática, estruturas e vocabulário avançado.
– Praticar as competências de leitura, compreensão oral escrita e oralidade em contexto académico.
– Combinar os vários elementos aprendidos de modo a serem aplicados num contexto académico.
Programa
– Unidade 1: Ouvir e ler de forma crítica
Analisar criticamente textos, pensamento críticos, sumariar e fazer paráfrases.
– Unidade 2: Planificação de um texto
Relevância, referências, combinar várias fontes de informação e usar citações.
– Unidade 3: escrever em contexto académico
Linguagem de discussão de um tema, coesão, linguagem de cautela e ligações
– Unidade 4: Linguagem correta
Pontuação, abreviaturas, verbos com preposições e padrões verbais
– Unidade 5: Vocabulário académico
Vocabulário em Inglês para áreas específicas como as das ciências e humanidades
– Unidade 6: Falar em contexto académico
Elaborar um discurso, descreves dados e registo da linguagem
– Unidade 7: Escrever textos específicos
Escrever cartas, relatórios, brochuras, ensaios e teses
– Unidade 8: Melhorar um texto ou discurso
Discutir e convencer, falar sobre causa e efeito, apresentar factos e opiniões e comparar e contrastar.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bailey, Stephen (2011) Academic Writing ofr International Sudents of Business. Routledge.
Paterson, K, Wedge, R. (2013) Oxford Grammar for EAP. Oxford University Press.
Schmitt, D., Schmitt, N. (2005) Focus on Vocabulary. Mastering the Academic Word List. Longman.
Wakefield, M. (2020) Successful Writing in English. A practical guide. Areal Editores.