Inglês de Negócios I

O domínio da língua inglesa em termos das suas regras ou estruturas gramaticais de nível intermédio é indispensável para o aproveitamento a esta unidade curricular.

Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem do/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming.

A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

A unidade curricular de Inglês Aplicado às Ciências Empresariais tem como objetivo primordial fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhes permitam a utilização satisfatória da Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação no mundo dos negócios.

COMPETÊNCIAS (a desenvolver pelos/as estudantes)

Com esta disciplina pretende-se que os nossos e as nossas estudantes sejam capazes de conciliar vocabulário técnico e terminologia específica das áreas das ciências empresariais e económicas com estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa. Desta forma, esta unidade curricular contempla, igualmente, uma revisão, prática e consolidação de estruturas gramaticais intermédias e avançadas da língua inglesa.

I. Candidatura a um emprego

1. Anúncios;

2. Carta de candidatura/apresentação;

3. Curriculum vitae;

4. Entrevista de emprego.

II. Correspondência comercial

1. Estrutura (cartas de negócios formais vs informais);

2. Pedidos de informação;

3. Respostas e orçamentos;

4. Encomendas;

5. Pagamentos:

a)     Fatura;

b)     Extrato de conta;

c)     Nota de débito;

d)     Nota de crédito.

6. Reclamações, pedidos de desculpa e ajustamentos.

III. Revisão/consolidação

1. Números/cálculo;

2. Graus dos adjetivos;

3.  Quantificadores;

4. Verbos compostos.

Bibliografia principal

DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.

GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português (1ª ed. 2000). ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.

HARMAN, Clive M. (2016). All You Need To Know About Job Searching Skills: C. V. / Resume: Cover Letters: Interviewing Techniques Application Forms For Home Study or Training Candidates. Createspace Independent Publishing Platform.

SCOTT, Roger, John Adams (2020). English for Accountancy in Higher Education Studies. Garnet Education.

WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.

Bibliografia secundária

ASHLEY, A. (2004). A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.

CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2008), English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.

HELM, Sara (2010). Market Leader: Accounting and Finance. Essex: Pearson Education Limited, Longman. FT Publishing, Financial Times.