Inglês IV

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos tenham obtido classificação positiva nas disciplinas de  Inglês I, Inglês II e Inglês III.

 

 

Métodos de Ensino

Visando desenvolver a autonomia dos alunos, visto esta ser a última disciplina do curso em língua inglesa, são trabalhados documentos que possam ser  ferramentas de auxílio no mundo profissional, tais como glossários inglês português de turismo, compilações de tempos verbais com exercícios e respectivas correções, noções de fonética com exercícios online para melhoria das skills de  listening e speaking.

 Os alunos desenvolverão trabalho de investigação a pares (de acordo como os protocolos de oral enviados pela docente), com apresentação oral seguida de debate. As aulas de investigação a pares  serão realizadas sob a orientação da docente. Para esclarecer dúvidas os alunos poderão solicitor orientação turorial presencial e/ ou online.

 

 

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver capacidades linguísticas em língua inglesa, mormente a nível da comunicação oral, usando vocabulário específico de turismo num contexto pragmático-funcional.

2. Usar apropriada e fluentemente a língua inglesa revelando a interiorização das suas regras e do seu funcionamento.

3. Interagir eficazmente nos debates e discussões sobre turismo mobilizando conhecimentos adquiridos noutras disciplinas.

4. Ler e interpretar textos extensos dentro da sua área específica.

5. Elaborar textos claros e variados nos diferentes tópicos  dos conteúdos temáticos.

6. Dominar estratégias de superação de dificuldades, valorizando o risco como forma natural de aprender.

7. Desenvolver estratégias de organização do seu processo de aprendizagem com vista à autonomia e à responsabilização da estruturação da sua competência linguística.

 

 

Programa

1. O mundo do Turismo: Experiências pessoais; Perspetiva histórica; Tipos de atividades de lazer; Tipos de alojamento; Transportes; Terminologia do turismo.

2. Promoção de um destino: Caracterização de uma atração/recurso turístico; Marketing, e.g. elaboração de folhetos.

3.O guia turístico: Planeamento de atividades; Descrição de itinerários e visitas guiadas no campus da ESAC; Interpretação vs. informação em turismo; Terminologia do guia turístico.

4. Turismo em espaços rurais e naturais: Turismo sustentável; Ecoturismo; Agroturismo.

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste escrito - 25.0%
  • - Trabalho escrito - 25.0%
  • - 2 Trabalhos com expressão oral - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Donnelan, C. (ed.) (2002).The Tourism Issue. Issues. vol. 33.  Independence Educational Publishers.

Harding, K. (1999).Going International. English  for Tourism. Oxford University Press.

Jacob, M. et al. (1997). English for International Tourism. Longmann.

Jones, L. (1998). Welcome. English for the Travel and Tourism  Industry. Cambridge University Press.

Mol, H. (2008). English for Tourism and Hospitality in Higher Education Studies. Garnet Publishing.

Page, S. et al. (2001). Tourism: A Modern Synthesis. Thomson Learning.

Strutt, P. et al. (2014). English for International Tourism. Upper Intermediate. Pearson Education.