Inglês Técnico

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês B2

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: exposição, explicação, diálogo e interrogação;

2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração, audiovisuais e textos escritos;

3) Prática de contexto simulado (Role-play), fazendo uso de palavras-chave e vocabulário técnico.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se:

1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa;

2. Aplicar conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos;

3. Adquirir e aplicar vocabulário diversificado;

4. Analisar criticamente diferentes tipos de enunciados;

5. Adquirir técnicas de planificação e preparação de diversas tipologias textuais;

6. Produzir enunciados orais e escritos, adequando-os a situações comunicativas distintas;

7. Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;

8. Estabelecer conversações básicas em Língua Inglesa.

Programa

1. Língua Inglesa B2

1.1. Apresentação pessoal

1.2. Diálogos sobre o emprego e a carreira

1.3. Conversações elementares diversas em língua Inglesa

1.4. Vocabulário sobre as novas tecnologias e os negócios

1.5. Novas tipologias contratuais, planos para o futuro profissional e expectativas de carreira

1.6. Informação partilhada através de diferentes vias (carta, email, memorandum, mensagens, etc.)

1.7. Comunicação no mundo do trabalho

1.8. Curriculum Vitae

1.9. Cartas de motivação

1.10. Entrevistas de emprego

1.11. Textos de caráter pessoal de índole variada

2. Inglês técnico da área da gestão e do marketing

2.1. Business letter

2.2. Email

2.3. Memorandum

2.4. Business calls

2.5. Reuniões de negócios

2.6. Documentos técnicos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - 2 Testes (2 x 25%) - 50.0%
  • - Apresentação e defesa oral de trabalho escrito - 50.0%
Avaliação final
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cambridge University Press Dictionary. (2016). Cambridge University Press.

Capel, A. & Wendy, S. (2015). Cambridge English: Objective First. Cambridge University Press.

Hewings, M. (2000). Advanced Grammar in Use: a self-study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge University Press.

Murphy, R. (2018). English Grammar in Use: a self-study reference and practice book for intermediate students (2.ª ed.). Cambridge. Cambridge University  Press.

Souza, A., Mello, L., Costa, G. & Absy. C. (2021). Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental (2.ª ed.). Disal Editora.

Swan, M. (2015). Practical English Usage. Oxford University Press.