Conhecimentos de Base Recomendados
Enquadramento no nível B1/B2 do QERL.
Métodos de Ensino
1. Aulas teórico-práticas;
2. Trabalhos práticos orais e escritos, realizados individualmente e/ou em grupos.
Resultados de Aprendizagem
Como resultado do processo ensino aprendizagem, o estudante:
1. Reconhece as especificidades do discurso científico-técnico nas Línguas Portuguesa e Inglesa;
2. Recolhe, analisa, seleciona, trata e produz informação nas duas línguas de trabalho;
3. Identifica e utiliza a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico;
4. Identifica e utiliza recursos gramaticais adequados;
5. Expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber.
Programa
1. Leitura e descodificação de textos especializados;
2. Trabalho de conteúdos em suporte audiovisual;
3. Abordagem de vocabulário técnico;
4. Redação de textos segundo a situação de comunicação: abordagem morfológica, sintática e semântica nas duas línguas envolvidas;
5. Técnicas de comunicação para elaboração de trabalhos académicos;
6. Apresentação e defesa de trabalhos orientados.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Comunicação:Elaboração e apresentação oral de um "poster" científico: 100% - 30.0%
- - Inglês Técnico: Teste escrito: 60% +Apresentação oral: 40% - 70.0%
- - Communication: Scientific poster presentation: 100% - 30.0%
- - Technical English: Written test: 60% + Oral presentation: 40% - 70.0%
- - Exame escrito - 60.0%
- - Apresentação oral: - 40.0%
- - Oral presentation - 40.0%
- - Written test: - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
APA (2019) – Manual of the American Psychological Association. 7th edition.USA: American Psychological Association.
COLLINS DICTIONARY (2017) – Disponível em: https://collinsdictionary.com.
COLLINS DICTIONARIES (2011) – Collins English dictionary. 11th edition. Glasgow: Harper Collins.ISBN 978-00-
743786-3.
ESTRELA, E; SOARES, M.A.; LEITÃO, M.J. (2007) – Saber escrever uma tese e outros textos. 5ªed. Lisboa: Dom
Quixote. ISBN 978-972-20-3173-8.
MURPHY, Raymond (2012) – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press..ISBN 978-0-521-18906-4.
OXFORD LEARNER’S DICTIONARY (2017) – Disponível em http://www.oxfordlearnersdictionaries.com.
RODRIGUES, L.C.S.(2018) – Escrita académica: sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes. Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior/IPC.ISBN 978-989-99463-8-5.
SWALES, J.M., FEAK, C.B. (2011) – Academic writing for graduate students. 3rd.ed. USA: University of Michigan. ISBN 978-0-472-03475-8.
Material de apoio elaborado pela docente.