Inglês Técnico e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Enquadramento no nível B1/B2 do QERL.

Métodos de Ensino

  1. Aulas teórico-práticas;

  2. Trabalhos práticos orais e escritos, realizados individualmente e/ou em grupos.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado do processo ensino aprendizagem, o estudante:

1. Reconhece as especificidades do discurso científico-técnico nas Línguas  Portuguesa e Inglesa;

2. Recolhe, analisa, seleciona, trata e produz  informação nas duas línguas de trabalho;

3. Identifica e utiliza a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico;

4. Identifica e utiliza  recursos gramaticais adequados;

5. Expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber.

Programa

1. Leitura e descodificação de textos especializados;

2. Trabalho de conteúdos em suporte audiovisual;

3. Abordagem de vocabulário técnico;

4. Redação de textos segundo a situação de comunicação: abordagem morfológica, sintática e semântica nas duas línguas envolvidas;

5. Técnicas de comunicação para elaboração de trabalhos académicos;

6. Apresentação e defesa de trabalhos orientados.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Comunicação:Elaboração e apresentação oral de um "poster" científico: 100% - 30.0%
  • - Inglês Técnico: Teste escrito: 60% +Apresentação oral: 40% - 70.0%
Continuous Evaluation
  • - Communication: Scientific poster presentation: 100% - 30.0%
  • - Technical English: Written test: 60% + Oral presentation: 40% - 70.0%
Avaliação Por Exame
  • - Exame escrito - 60.0%
  • - Apresentação oral: - 40.0%
Final exam evaluation
  • - Oral presentation - 40.0%
  • - Written test: - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

APA (2019) – Manual of the American Psychological Association. 7th edition.USA: American Psychological Association.

COLLINS DICTIONARY (2017) – Disponível em: https://collinsdictionary.com.

COLLINS DICTIONARIES (2011) – Collins English dictionary. 11th edition. Glasgow: Harper Collins.ISBN 978-00-

743786-3.

ESTRELA, E; SOARES, M.A.; LEITÃO, M.J. (2007) – Saber escrever uma tese e outros textos. 5ªed. Lisboa: Dom

Quixote. ISBN 978-972-20-3173-8.

MURPHY, Raymond (2012) – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press..ISBN 978-0-521-18906-4.

OXFORD LEARNER’S DICTIONARY (2017) – Disponível em http://www.oxfordlearnersdictionaries.com.

RODRIGUES, L.C.S.(2018) – Escrita académica: sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes. Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior/IPC.ISBN 978-989-99463-8-5.

SWALES, J.M., FEAK, C.B. (2011) – Academic writing for graduate students.  3rd.ed. USA: University of Michigan. ISBN 978-0-472-03475-8.

Material de apoio elaborado pela docente.