Iniciação à Fisiologia Clínica

O aluno deve:

• Conhecer princípios simples da biologia e fisiologia cardíaca e pulmonar.
  • Estar disponível para refletir e entender a evolução da Fisiologia Clínica, as suas características e principais contextos de atuação.

As aulas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Nelas se utiliza uma metodologia
expositiva-ativa, apelativa da intervenção direta dos alunos, favorecendo assumidamente uma iconografia
abundante em detrimento do ensino meramente teórico-descritivo. Os alunos serão avaliados através de um teste escrito sumativo, constituído por questões que avaliam a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina e a capacidade de aplicação prática desses conhecimentos a situações quotidianas e específicas da área científica do curso.

O aluno deve adquirir conhecimentos de :
• Métodos e técnicas para o diagnóstico de doenças do foro cardíaco, respiratório, vascular e neurológico.
• Pretende-se proporcionar aos alunos uma visão global da tecnologia dos métodos de diagnóstico em
Cardiopneumologia e neurofisiologia.
O aluno deve adquirir aptidões para :
• A reflexão da natureza da profissão, suas características e contextos de atuação;
• Se assumir como um agente da prestação de atos clínicos ao doente, vendo a tecnologia como um meio e não
como o objetivo.
O aluno deve adquirir competências para:
• Desenvolver a capacidade de reter e futuramente expandir os seus conhecimentos em anatomofisiopatologia
cardíaca, pulmonar, vascular e neurológica.
• No final da unidade curricular, espera-se que o aluno seja capaz de conhecer as indicações e as limitações dos métodos estudados; Identificar e interpretar os padrões fisiológicos e suas variantes.

ELECTROCARDIOGRAFIA

Atividade elétrica do coração

Traçados eletrocardiográficos

Eletrocardiograma normal

ULTRASSONOGRAFIA

Breve abordagem histórica da ultrassonografia

Propriedades físicas dos ultrassons

O ecocardiograma modo M,  bidimensional e doppler

Cálculos e medidas por ecocardiografia

O ecocardiograma normal

ULTRASSONOGRAFIA VASCULAR

Métodos de diagnóstico em ultrassonografia vascular

Exame arterial periférico

Exame extra e intra craniano

PERFUSÃO CARDIOVASCULAR

Noções sobre circulação extracorporal

Bloco Operatório e Equipa Cirurgia

Constituintes e Técnicas de CEC

HEMODINÂMICA E PACING

Dados Hemodinâmicos

Laboratório de Hemodinâmica e pacing

Cateterismo Cardíaco

Dados Angiográficos

Protocolo de Implantação

Modos de Pace e Codificação

MÉTODOS E TECNICAS EM PNEUMOLOGIA

O laboratório de Fisiopatologia Respiratória

Exames de avaliação dos parâmetros de função respiratória

Alterações funcionais respiratórias

NEUROFISIOLOGIA

Dados sobre o Cérebro Humano e Sistema Nervoso

Bases neurofisiológicas do sinal bioeléctrico cerebral

Conceitos neuroanatómicos – mapeamento/estudo anatomofuncional multimodal do cérebro

Conceitos práticos para aquisição, equipamento, filtros, periféricos e aplicações/indicações de:

Electroencefalografia (EEG)

Medicina do Sono

Electromiografia

Potenciais Evocados

BIBLIOGRAFIA PRIMÁRIA:

– Textbook of interventional cardiology / ed lit. Eric J. Topol. – 4th ed. – Philadelphia : Saunders

– ELECTROCARDIOGRAFIA CLÍNICA – PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS
J.C.MACHADO RODRIGUES – LIDEL JULHO/2008

Marriott –Electrocardiografia Prática. Galen S. Wagner, Guanabara. Koogan.

Electrocardiograma Atual. Ivan G.Maia, Fernando E.S.Cruz Filho. Revinter.

– Zwiebel, William J.. Introdução à Ultrassonografia Vascular. 4ª edição, 2003

– GOMAR, C.; POMAR, J.; MATA, M. Fisiopatologia y Técnicas de Circulación Extracorpórea. Associación Española
de Perfusionistas.Edide, 2003.

– GRAVLEE,G.P. Cardiopulmonary Bypass: Principles and Pratice. USA: lippintcott, Williams & Wilkins, 2001.

– GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 15th ed. USA: McGraw-hill Professional, 2001.

– MORA, C. Cardiopulmonary Bypass – Principles and Techniques of Extracorporeal Circulation. New York: Spinger-
Verlag, 1995

– SOUSA, M.; ELIAS D. Fundamentos de Circulação Extracorpórea. Rio de Janeiro,2006

– Carlos Eduardo Suaide Silva (2010). ECOCARDIOGRAFÍA Principios y Aplicaciones Clínicas-Tomo 1; Revinter

– Feigenbaum H (2007). ECOCARDIOGRAFIA. 6ª ed-Editorial médica Panamericana

– Otto. Ecocardiografia clínica prática (2010). 3ª ediçã-Elsevier Sauders

– Nuno Cardim. Ecocardiografia transtorácicaEdições Lidel

Carlos Eduardo Silva. Ecocardiograma no apoio à decisão clínicaCarlos Eduardo Silva. Revinter

– Ruppel, G.E. Manual of Pulmononar Function Testing, Tenth edition, 2013 – Couto, A., Reis Ferreira, J.M.. Estudo Funcional Respiratório- Bases Fisiológicase Aplicação na Prática Clínica.Lidel, 2004

–  Schomer D, Lopes da Silva F. (2018). Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, ClinicalApplications, and Related Fields. 7th Ed.

–  Ebersole JS, Husain A., Nordli DR (2014). Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4th Ed.

–   Kerry R. Mills , Oxford Textbook of Clinical Neurophysiology. (2017). Oxford University Press; 1st Ed.

–  Rana, Abdul Qayyum, et al. Neurophysiology in Clinical Practice (2017). Springer International.