Resultados de Aprendizagem
Proporcionar a introdução ao conceito de inovação enquanto fator chave da competitividade, com especial incidência não só sobre os produtos e serviços, mas também na tecnologia utilizada nas organizações e nos processos de gestão. Pretende-se promover uma atitude criativa e inovadora que proporcione a criação de valor.
Os objetivos gerais de aprendizagem são:
- Adquirir os conhecimentos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;
- Permitir que o aluno, de forma autónoma, desenvolva metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;
- Adquirir conhecimento das mais recentes tecnologias de suporte aos processos de gestão das organizações.
- Desenvolver e consolidar técnicas que contribuam para o sucesso profissional
Programa
- Importância da inovação
- Importância do empreendedorismo
- Invenção, inovação, segmentação e nicho
- Distinguir inovação de outros conceitos
- A necessidade não satisfeita
- Encontrar oportunidades
- Processo e etapas da inovação
- Riscos da inovação
- Caminhos para estimular a inovação
- Planeamento da inovação
- Inovação e mercados
- Padrões de consumo
- Difusão da inovação
- Plano de mercado
- O plano de mercado externo
- Significado de valor para o cliente
- Quem é o cliente
- Onde está o cliente
- Plano organizacional interno
- Produção
- Pessoas
- Financiamento
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Christensen, M., Raynor, M., & McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, 9(12), 44–53.
Evanschitzky, H., Eisend, M., Calantone, R. J., & Jiang, Y. (2012). Success factors of product innovation: An updated meta-analysis. Journal of Product Innovation Management, 29(1994), 21–37. https://doi.org/10.1111/j.1540-5885.2012.00964.x
Lee, S., Park, G., Yoon, B., & Park, J. (2010). Open innovation in SMEs—An intermediated network model. Research Policy, 39(2), 290–300. https://doi.org/10.1016/j.respol.2009.12.009
Nylén, D., & Holmström, J. (2015). Digital innovation strategy: A framework for diagnosing and improving digital product and service innovation. Business Horizons, 58(1), 57–67. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.09.001
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e inovacao (3rd ed.). Escolar editora.