Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Activa, através da resolução de casos práticos, discussão de estudos de caso e e artigos científicos e elaboração de trabalhos individuais ou de grupo.

Proporcionar a introdução ao conceito de inovação enquanto fator chave da competitividade, com especial incidência não só sobre os produtos e serviços, mas também na tecnologia utilizada nas organizações e nos processos de gestão. Pretende-se promover uma atitude criativa e inovadora que proporcione a criação de valor. Os objetivos gerais de aprendizagem são:
Adquirir os conhecimentos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;
Permitir que o aluno, de forma autónoma, desenvolva metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;
Adquirir conhecimento das mais recentes tecnologias de suporte aos processos de gestão das organizações.
Desenvolver e consolidar técnicas que contribuam para o sucesso profissional

I. O conceito de Inovação
a) Tipos de inovação;
b) Inovação versus Invenção
c) Inovação e crescimento económico
d) Tipologias e Classificações de inovação
II. Processo e etapas da inovação;
a) Riscos da inovação
b) Caminhos para estimular a inovação

III. Planeamento da inovação
a) Inovação e mercados
b) Padrões de consumo
c) Difusão da inovação
d) Ciclo de vida da tecnologia
e) Inovação disruptiva

IV. Características organizacionais
a) Orientação para o crescimento
b) Experiência em inovação
c) Vínculos externos
d) Aceitação de riscos
e) Cooperação interdepartamental
f) Espaço para a criatividade

V. Estratégia para a inovação
a) Capacidades, redes e plataformas
b) Planeamento
c) Estratégia competitiva
d) Ambiente competitivo
e) Lançamento e melhoria contínua

Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste individual - 70.0%
  • - Trabalho grupo - 30.0%

Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e inovacao (3a ed.). Lisboa: Escolar editora.

Nylén, D. and Holmström, J. (2015) ‘Digital innovation strategy: A framework for diagnosing and improving digital product and service innovation’, Business Horizons, 58(1), pp. 57-67.

Lee, S. et al. (2010) ‘Open innovation in SMEs – An intermediated network model’, Research Policy. Elsevier B.V., 39(2), pp. 290-300.

Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação (5a ed.). Bookman Editora.

Evanschitzky, H. et al. (2012) ‘Success factors of product innovation: An updated meta-analysis’, Journal of Product Innovation Management, 29(1994), pp. 21-37.

Christensen, M., Raynor, M., McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, Volume 9(12), 44-53. h

Trott, P. J. (2012). Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos (4a ed.). Bookman Editora.