Inovação Logística em Redes de Distribuição

Não exige conhecimentos anteriores, ainda que algumas bases de investigação operacional sejam preciosas.

A componente letiva desta Unidade Curricular, UC, compreende aulas de natureza teórico-prática (i.e. apresentação de conceitos e correspondente ilustração prática). Estas aulas terão uma componente expositiva dos conceitos e fundamentos envolvidos em cada um dos tópicos versados e uma componente prática dirigida à apreciação e análise de exemplos ilustrativos e estudos de caso, que envolvem o recurso à utilização de suportes computacionais.

O principal objetivo desta UC é sensibilizar os alunos para a importância das redes de distribuição no âmbito da função logística e
numa perspetiva de gestão integrada da cadeia de abastecimento.
O destaque vai para a inovação logística aportada pelos novos desafios colocados à gestão, à otimização e ao acompanhamento
de todo o processo de decisão.
Como objetivos específicos importa referir a sensibilização dos alunos para:
O1- um conjunto de técnicas que permitem otimizar a operação das redes;
O2- a integração logística das dimensões de armazém/transporte/ distribuição;
O3- a gestão da cadeia de abastecimento.
Visa-se desenvolver competências:
C1- do tomada de decisão em redes de distribuição
C2- gestão otimizada das redes de distribuição;
C3- de tratamento quantitativo de problemas de gestão logística da distribuição
C4- de planeamento e programação de atividades de distribuição.

1 – A Inovação e modelos atuais de distribuição
2 – As Redes de Distribuição e os determinantes de fluxo logístico
3 – Modelos de Transporte – Gestão das cargas e dos serviços
4 – Diferenciadores de Procura – Risco e Incerteza no Transporte
5 – Gestão do Nível de Serviço ao Cliente – Indicadores chave de operação
6- O transporte Internacional e a Multimodalidade
7 – O Futuro da Distribuição e a Distribuição Futura

[1] Jacobs, F.R. Operations and Supply Chain Management, McGraw-Hill, 2020, ISBN: 9781260575941
[2] Slack, N. & Brandon-Jones, A., 2019, Operations Management, 9th edition, Pearson Education Limited, ISBN139781292253961
[3] Bowersox, D., Closs, D. & Cooper M. (2019) Supply Chain Logistics Management, 5th Ed., McGraw Hill.
[4] Christopher, M. (2016) Logistics & Supply Chain Management, FT Publishing International.
[5] Carvalho, J.C. et al. – Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo, 2ª Ed., 2017, ISBN: 978-972-618-894-0.
[6] Simchi-Levi, D. & outros – Designing and managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies,McGraw-Hill, 2005