Instalações, Equipamentos e Instrumentação

É recomendado ter conhecimentos das UC de Processamento geral de alimentos, Tecnologia dos processos alimentares I e Tecnologia dos processos alimentares II ou de UC da licenciatura em biotecnologia com conteúdos semelhantes.

Aulas expositivas suportadas por apresentações e apontamentos dos docentes, realização de trabalhos de grupo e sua apresentação nas aulas pelos alunos e sessões práticas, em ambiente de oficina tecnológica, de identificação, caracterização e modo de funcionamento dos diversos tipos de equipamento e instrumentação disponibilizados na ESAC.

Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão abrangente sobre os serviços auxiliares necessários para o funcionamento de uma unidade industrial de transformação de produtos alimentares, de forma a compreenderem o impacto destes serviços auxiliares no desempenho (funcional e económico) das unidades. Concluída esta unidade curricular, os alunos devem compreender e ser capazes de descrever os princípios básicos subjacentes à conceção de instalações, equipamentos simples, e as boas práticas da sua utilização, identificar os principais termos técnicos, simbologia e as designações usuais na indústria alimentar, esboçar a configuração de equipamentos, sistemas e instalações, e preencher as fichas de requisitos elementares para especificações de equipamentos/instalações mais simples. De forma geral, devem ser capazes de sistematizar, esquematizar e expor soluções para a resolução de problemas e questões de menor complexidade, sobre instalações e equipamentos da indústria alimentar.

Desenho de processos e de instalações de processamento de alimentos; Desenho e seleção de equipamentos para processamento de alimentos; Diversos tipos de equipamentos utilizados no processamento de alimentos; Redes de ar comprimido; Compressores de ar; Sistemas de ventilação; Qualidade do ar e ventilação; Bombas e sistemas de bombagem; Caldeiras e fluidos térmicos; Introdução à instrumentação e controlo; Medição de pressão, temperatura, caudal e nível; Sistemas de controlo; Válvulas de controlo.

Avaliação contínua
  • - Trabalho em grupo com avaliação de um relatório escrito e de uma apresentação oral pública. - 30.0%
  • - Teste escrito - 70.0%
Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Broughton, J., Process Utility Systems: Introduction to Design, Operation and Maintenance, IChemE, 1994;

Liptak, B.G. (ed.), Instrument Engineer’s Handbook, Volume 2 : Process Control and Optimization, 4th ed, CRC Press, 2005;

Liptak, B.G., K. Venczel (eds.), Instrument Engineer’s Handbook, Volume 1 : Process Measurement And Analysis, 4th ed, CRC Press, 2003;

Saravacos, G.D., A. E. Kostaropoulos. Handbook of Food Processing Equipment, 2nd Ed., Springer, 2016, ISBN 978-3-319-25018-2, ISBN 978-3-319-25020-5 (eBook), DOI 10.1007/978-3-319-25020-5