Interação com o Utilizador

Conhecimentos de Base Recomendados

n. d. 

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

  • Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
  • Método experimental: método ativo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projeto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e refletivo.

Resultados de Aprendizagem

  • Identificar a importância da interface com o utilizador;
  • Identificar as principais características do ser humano que influenciam o desenvolvimento de interfaces;
  • Compreender o conceito de desenho de interação centrado no utilizador;
  • Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade;
  • Conhecer e aplicar os princípios de desenho universal/acessibilidade;
  • Identificar e aplicar padrões de desenho de interação;
  • Conhecer e utilizar técnicas de prototipagem;
  • Conhecer e utilizar técnicas de avaliação de interfaces;
  • Analisar e especificar requisitos dos utilizadores a nível interação;
  • Conceber, implementar e avaliar interfaces.

Programa

  • Introdução
    • Conceitos base
    • UI vs UX
    • Áreas do conhecimento que influencia a IU
    • Importância da interação com o utilizador
    • História e evolução da IU
  • Ser humano (utilizador) vs. Computador 
    • Conceitos base
    • Model/Human Processor
      • Canais de I/O : A visão, a audição, o tato, o movimento
      • Memória
      • Processamento 
    • O computador
      • Dispositivos de entrada e saída
  • Modelação de utilizadores e análise de tarefas
    • Conceitos base
    • framework PACT (People, Activities, Contexts, Technologies)
    • O que é necessário saber sobre os utilizadores
    • O processo de modelação de utilizadores
    • Modelos mentais
    • O processo de análise de tarefas
      • As perguntas chave 
    • Modelação e análise de cenários
  • Desenho de IU centrado no utilizador
    • Princípios de desenho de IU centrado no utilizador 
    • Usabilidade
      • Boas práticas
      • Métodos de avaliação de usabilidade
  • Padrões de desenho de IU
    • Conceitos base
    • Exemplos de padrões de desenho de IU
  • Prototipagem
    • Conceitos base
    • Os diversos tipos de protótipos de IU
  • Acessibilidade
    • Desenho universal
    • Acessibilidade de páginas web
    • Avaliação automática e manual de páginas web (WCAG 2.1)
    • Acessibilidade de aplicações standalone

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fonseca, M. J., Campos, P., Gonçalves, D. (2017). Introdução ao design de interfaces (3ª edição). FCA.

Benyon, D. (2018). Designing Interactive Systems: A Comprehensive Guide to HCI, UX & Interaction Design. Pearson.

Sharp, H., Rogers, Y., Preece, J. (2019). Interaction design: beyond human-computer interaction (5th edition). Wiley.

Outros livros, artigos e/ou páginas web que se mostrarem relevantes no decorrer do ano letivo.