Conhecimentos de Base Recomendados
Interpretação I
Métodos de Ensino
Trata-se de uma disciplina eminentemente prática, em que a disponibilidade e a entrega dos alunos são
postas à prova em cada sessão de trabalho. Assim sendo, a presença e a participação produtiva nas aulas são
decisivas num trabalho que implica uma progressão gradativa e não é compatível com o saltar de etapas
intermédias. O processo de aprendizagem desenvolve-se segundo três grandes fases: a integração criativa e
estimulante num grupo de trabalho coeso na sua diversidade; o desenvolvimento das capacidades
expressivas, começando desde logo pela eliminação de bloqueios, inibições, medo de errar, etc; o culminar
do processo será a criação de cenas entre pequenos grupos de trabalho.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deverá ser capaz de:
– Desenvolver a consciência das exigências do trabalho de criador num espaço colaborativo, que coloca em tensão o coletivo e o singular;
– Expandir as dimensões do trabalho de actor/actriz como criador/a;
– Identificar e superar progressivamente as suas dificuldades como criador/a;
– Desenvolver trabalho de análise dramática sobre o texto dramático (Stanislavski através de Actioning/ Max Stafford-Clark e Análise activa);
– Desenvolver formas de apropriação (Reescrita dramática / Bertolt Brecht ; Espaço/ Níveis de tensão / Jacques Lecoq; Composition/ Pontos de vista / Anne Bogart)
– Desenvolver um exercício de criação a partir de um texto dramático.
Programa
I Trabalho de análise dramatúrgica: O universo do autor, a ação dramática, os acontecimentos, as
circunstâncias, as transições; a linguagem, as personagens; a fundamentação das escolhas dramatúrgicas. II.
Passagem do texto à cena: relação espaço-corpo-texto; 3. Realizar e apresentar pequenas cenas de trabalho
colaborativo.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Pontualidade e Integração no Grupo - 30.0%
- - Domínio Técnico e Criação Artística - 25.0%
- - Exercício Dramático - 45.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bartow, A. (2008). The handbook of acting techiniques. London: Nick Hern Books.
Bogart, A. and Landau, T. (2005). The Viewpoint Book. New York:Theatre communication group.
CALDARONE, M.; LLOYD-WILLIAMS, M. (2004) – Actions – The Actor’s Theasaurus. London: Nick Hern Books.
GROCHALA, S. (2017). The Contemporary Political Play- Rethinking Dramaturgical Structure.Londres: Bloomsburry Methuen Drama.
Hodge, A. (2000).Twentieth Century actor training. Routlege.
Lecoq, J. & Bradby,D. (2006). Theatre of movement and Gesture. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Jacques et all (2002).The Moving Body. Londres: Methuen Drama.
Merlin, B. (2007). The Complete Stanislavski toolkit. London. Nick Hern Books.
Mitchell, K. (2009). The directors craft -a handbook for the theatre. London: Routledge.
Murray, Simon (2003).Jaques Lecoq. London /New York: Routledge.
Oddey, A. (2000). Devising Theatre: a pratical and theorical handbook. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Romano, L. (2005) O Teatro do corpo manifesto: Teatro Fìsico. São Paulo. Editores Perspetiva S.A.
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