Interpretação II

Conhecimentos de Base Recomendados

Interpretação I

Métodos de Ensino

Trata-se de uma disciplina eminentemente prática, em que a disponibilidade e a entrega dos alunos são

postas à prova em cada sessão de trabalho. Assim sendo, a presença e a participação produtiva nas aulas são

decisivas num trabalho que implica uma progressão gradativa e não é compatível com o saltar de etapas

intermédias. O processo de aprendizagem desenvolve-se segundo três grandes fases: a integração criativa e

estimulante num grupo de trabalho coeso na sua diversidade; o desenvolvimento das capacidades

expressivas, começando desde logo pela eliminação de bloqueios, inibições, medo de errar, etc; o culminar

do processo será a criação de cenas entre pequenos grupos de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:

– Desenvolver a consciência das exigências do trabalho de criador num espaço colaborativo, que coloca em tensão o coletivo e o singular;

– Expandir as dimensões do trabalho de actor/actriz como criador/a;

– Identificar e superar progressivamente as suas dificuldades como criador/a;

–  Desenvolver trabalho de análise dramática sobre o texto dramático (Stanislavski através de Actioning/ Max Stafford-Clark e Análise activa);

– Desenvolver formas de apropriação (Reescrita dramática / Bertolt Brecht ; Espaço/ Níveis de tensão / Jacques Lecoq;  Composition/ Pontos de vista / Anne Bogart)

– Desenvolver um exercício de criação a partir de um texto dramático.

Programa

I Trabalho de análise dramatúrgica: O universo do autor, a ação dramática, os acontecimentos, as

circunstâncias, as transições; a linguagem, as personagens; a fundamentação das escolhas dramatúrgicas. II.

Passagem do texto à cena: relação espaço-corpo-texto; 3. Realizar e apresentar pequenas cenas de trabalho

colaborativo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Domínio Técnico e Criação Artística - 25.0%
  • - Exercício Dramático - 45.0%
  • - Pontualidade e Integração no Grupo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bartow, A. (2008). The handbook of acting techiniques. London: Nick Hern Books.

Bogart, A. and Landau, T. (2005). The Viewpoint Book. New York:Theatre communication group.

CALDARONE, M.; LLOYD-WILLIAMS, M. (2004) – Actions – The Actor’s Theasaurus. London: Nick Hern Books.

GROCHALA, S. (2017). The Contemporary Political Play- Rethinking Dramaturgical Structure.Londres: Bloomsburry Methuen Drama.

Hodge, A. (2000).Twentieth Century actor training. Routlege.

Lecoq, J. & Bradby,D. (2006). Theatre of movement and Gesture. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Jacques et all (2002).The Moving Body. Londres: Methuen Drama.

Merlin, B. (2007). The Complete Stanislavski toolkit. London. Nick Hern Books.

Mitchell, K. (2009). The directors craft -a handbook for the theatre. London: Routledge.

Murray, Simon (2003).Jaques Lecoq. London /New York: Routledge.

Oddey, A. (2000). Devising Theatre: a pratical and theorical handbook. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Romano, L. (2005) O Teatro do corpo manifesto: Teatro Fìsico. São Paulo. Editores Perspetiva S.A.

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