Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas teórico-práticas procuram assumir um carácter dinâmico, integrando: 1) exposições sistematizadas de conteúdos e análises críticas, baseadas em textos e em casos; 2) trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de aprofundamento de alguns conteúdos programáticos. A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou avaliação por exame (prova escrita). A avaliação de frequência decorre ao longo das atividades letivas e é constituída pelos seguintes elementos: Trabalho de grupo de pesquisa e aprofundamento sobre um domínio da intervenção em cuidados paliativos, com enfoque na pessoa idosa e/ou família (40%) e um teste escrito individual (60%).
O exame final consiste numa prova escrita que integra uma componente teórica e outra prática (50% cada).
Resultados de Aprendizagem
Como resultados, espera-se que, no final da unidade curricular, os estudantes sejam capazes de dominar a avaliação e intervenção em saúde e a gestão de doença crónica. Espera-se ainda, que os estudantes compreendam os princípios e filosofia dos cuidados paliativos à pessoa idosa e os modelos e etapas do luto e da morte nos diferentes âmbitos e contextos gerontológicos. Estes conhecimentos fundamentam de modo técnico-científico a intervenção a realizar por estes profissionais.
Programa
. Envelhecimento e saúde – conceitos e modelos
1.1. Avaliação e intervenção em saúde: da prevenção primordial à prevenção quaternária
1.2. Modelo de gestão da doença crónica
2. Cuidados paliativos, morte e luto
2.1. Conceitos gerias e perspetiva socio-histórica
2.2. Princípios e filosofia dos cuidados paliativos e caracterização das etapas do luto e da morte
2.3. Modelos e teorias explicativas do processo de luto e/ou morte
2.4. Intervenção no cuidado gerontopaliativo
2.5. Intervenção no luto
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Frequência - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Block, L., Albers, G, Pereira, S., Pasman, R., Philipsen, B., & Deliens L. (eds.) (2015). Palliative care for older people. New York: Oxford University Press
Bowker, L, Price, J., & Smith S. (2006). Oxford handbook of geriatric medicine. London: Oxford University Press
Chang, E. (ed.) (2012). Contemporary and innovative practice in palliative care. Croatia: InTech Europe
Flaherty, E., & Resnick, B. (2011). Geriatric nursing review syllabus: A core curriculum in advanced practice geriatric nursing. New york: American Geriatrics Society
Moraes, E. (2008). Princípios básicos de geriatria e gerontologia. Belo Horizonte: Coopmed
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia. Lisboa: Lidel
Ribeiro, O., & Pául, C. (2011). Manual de envelhecimento activo. Lisboa: Lidel
Veríssimo, T. (Coord.) (2014). Geriatria fundamental: Saber e prática. Lisboa: Lidel