Introdução à Agricultura Biológica

Unidade Curricular de Introdução ao Curso

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de vídeos, PPTs e documentários, como complemento da informação nos temas em questão;

A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar. A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respetiva aplicabilidade.

Módulo 1

Exprime o conceito de AB, a sua importância e evolução histórica, normas e legislação existente;

Conhece as noções de Agricultura Tradicional, Convencional, Sustentável (Biodinâmica, Orgânica, Natural, Biológica, Regenerativa, Agroecológica, Ecológica e Permacultura) e Produção Integrada;

Conhece o conceito de ecossistema e vantagem na preservação de espécies vegetais e animais; As vantagens ambientais na implementação de infraestruturas ecológicas (e.g. charcos/lagos, manutenção de sebes, “barreiras de árvores e arbustos”, “maciços florais” ao longo de linhas de água e nas zonas limítrofes da propriedade agrícola) e seu papel relevante na manutenção do sistema agroflorestais e de planície.

Conhece de forma holística, tecnológica e científica aspetos relacionados com a mobilização do solo, fertilização e manutenção do solo;

Entende a tecnologia de elaboração, evolução e manutenção da compostagem;

Entende o controlo de pragas, doenças e espontâneas, numa perspetiva preventiva e curativa

Módulo 2

Conhecer as normas legislativas relativas à pecuária , segundo as normas da PB

Adquirir conceitos básicos de produção animal

Conhecer os comportamento normais básicos das espécies de interesse zootécnico e o conceito de bem-estar animal.

Módulo 1

• Conceito de AB, a sua importância e evolução, normas e legislação existente;
  • Noções de Agricultura Tradicional, Convencional, Sustentável (Biodinâmca, Orgânica, Natural, Biológica, Ecológica e Permacultura) e Produção Integrada;
  • Conceito de ecossistema e vantagem na preservação de espécies vegetais e animais; as vantagens ambientais na implementação de infraestruturas ecológicas (e.g. charcos/lagos, manutenção de sebes, “barreiras de árvores e arbustos”, “maciços florais” ao longo de linhas de água e nas zonas limítrofes da propriedade agrícola) e seu papel relevante na manutenção do sistema agroflorestais e de planície.
  • Conhecimentos holísticos, tecnológicos e científicos quanto à mobilização do solo, fertilização e manutenção do solo;
  • A tecnologia de elaboração, evolução e manutenção da compostagem;
  • O controlo de pragas, doenças e espontâneas, numa perspectiva preventiva e curativa

Módulo 2

• Legislação específica de pecuária, segundo a normas da PB

Noções básicas de conceitos importantes em produção animal

Noções básicas de comportamento animal das espécies de interesse zootécnico, nomeadamente no que se refere a bovinos, suínos, aves, coelhos, ovinos, caprinos e equinos

As 5 liberdades dos animais associadas ao conceito de bem-estar animal

CF = (Avaliação 1 + Avaliação 2 + Avaliação 3 + Avaliação 4) / 4, com o peso na avaliação de 100;
Avaliação Por Exame
Avaliação Por Exame
  • - Avaliação 3 - 30.0%

Diversos artigos científicos e sítios nacionais e internacionais de FAO, EIP-AGRI, DG AGRI, DG SANTE, DGAV, DGADR, IFOAM, FAO

AMARO, P. & BAGGIOLINI, M. (Ed.) (1982). Introdução à protecção integrada. FAO/DGPPA, Lisboa, 276p.

BAILLY, R. et al (1991). Les auxiliaires – ennemis naturels des revageurs des cultures. Acta, Paris, 64 p.

BAUDRY, et al (1996). Reconnaître les auxiliaires en vergers et vignes. CTIFL, Paris , 109 p.

FERREIRA, J.C. et al (1998). Manual de agricultura biológico- Fertilização e protecção das plantas para uma agricultura sustentável. AGROBIO, Lisboa, 431 p.

FERREIRA, J.C. et al (2021) Boas Práticas Agrícolas Para o Solo e Para o Clima. Agricultura Biológica – Livro 1. AGROBOOK. ISBN 9789899017511

GUET, G. (1993). Agriculture biologique méditerranéenne – Guide pratique à usage profissionel. Graphot, Saint-Paul-Châteaux, 520 p.

LAMPKIN, N. (1990). Organic Farming. Farming Press Books, Ipswich, 701 p.

LOPES, A. (1996). Protecção integrada em hortícolas protegidas (tomate, pimento e pepino) e de ar livre (morangueiro) MADRP, DGPC, Oeiras, 45 p.

MORENO, J.L. (1996). La materia orgánica en los agrosistemas. Ministério de Agricultura Pesca y Alimentation & Ediciones Mundi-Prensa, Madrid, 174 p.

MUSTIN, M. (1987). Le Compost – gestion de la matiére organique. Editions François, 954 p.

SOLTNER, D. (1989). Les bases de la production végetale. Collection Sciences et Tecchiques Agricoles, 17ª edicion, Angers, 468 p.

CONFEDERAÇÃO DOS AGRICULTORES DE PORTUGAL  Recomendações de bem-estar animal / Confederação dos Agricultores de Portugal. Lisboa: CAP: DGV, 2006

FRASER A. F. Farm animal behavior and welfare / A. F. Fraser. 3rd ed. London: Baillière Tindall, 1990.

Manipulations et interventions sur le bétail. Ovins et caprins. Tome 1. INRA. Ed Foucher.1987.

Manipulations et interventions sur le bétail. Bovins. Tome 2. INRA. Ed Foucher.1987.

Modo de produção biológico / Ana Soeiro…[et al.]. Lisboa: DGDRural, 2000