Introdução à Contabilidade e Finanças

Tendo em conta que é uma disciplina introdutória não são exigido conhecimentos de base.

Método expositivo, com recurso a apresentações teóricas dos conteúdos programáticos, aliado à resolução de exercícios práticos preparados de acordo com os objetivos da unidade curricular, desta forma procura-se uma interação constante o entre docente e os seus alunos.

O objetivo principal desta unidade curricular passa pela assimilação e aplicação, por parte dos alunos, dos principais conceitos de Contabilidade Financeira e Finanças Empresariais.

Neste sentido, a presente unidade curricular tem como objetivos específicos:

1-      Apresentar a contabilidade como o sistema de informação de gestão.

2-      Introduzir de forma progressiva a análise estática do património de uma entidade contabilística, e de seguida proceder à análise dinâmica dos factos patrimoniais que permitirão a elaboração das demonstrações financeiras.

3-      Estabelecer elos de ligação entre a contabilidade, gestão financeira e finanças empresariais.

4-      Utilização da informação contabilística para, entre outras coisas, o estudo da rentabilidade, tesouraria, solvabilidade e insolvência.

Em termos de competências e conhecimentos adquiridos, no final do semestre curricular os alunos deverão ser capazes de:

• Compreender os conceitos gerais e designações contabilísticas especificas da contabilidade financeira.
  • Assimilar a noção de Património;
  • Entender o método contabilístico e a sua utilização como forma organizada de classificar e apresentar informação útil, proveniente de um volume de dados derivados de transações e eventos que afetam a empresa.
  • Identificar os principais aspetos do Sistema de Normalização Contabilística.
  • Interpretar e aplicar o tratamento contabilístico das diversas matérias abordadas.
  • Analisar as demonstrações financeiras e compreender a sua utilidade para a gestão financeira.

1 – Noções Fundamentais em Contabilidade
     1.1 – A contabilidade como sistema de informação
     1.2 – O dualismo das operações contabilísticas e dos eventos

1.3 – Utilizadores da informação financeira

2 – Bases da produção contabilística

2.1 – Pressupostos subjacentes à elaboração das demonstrações financeiras.
     2.2 – Sistema de Normalização Contabilística.

3 – Variações patrimoniais

3.1 – Permutativas

3.2 – Modificativas

4- Contabilização de Operações

4.1 – Compras/Aquisições

4.2 – Vendas/Alienações

4.3 – Regularizações

5 – O Imposto sobre o Valor Acrescentado

5.1 – Em transações nacionais

5.2 – Em transações intra-comunitárias

5.3 – Em transações internacionais

6 – Análise económica financeira

6.1 – Patrimonial

6.2 – Desempenho

Fundamental:
Borges, A.; Rodrigues, A.; R. Rodrigues; Rodrigues, J.A.A. (2021): Elementos de Contabilidade Geral; (27ª Edição); Áreas
Editora; ISBN: 9789898058874.
Fernandes, Carla; Peguinho, Cristina; Vieira, Elisabete e Neiva, Joaquim (2019): “Análise Financeira Teoria e
Prática”. 5ª Edição. Edições Sílabo. ISBN 978-989-561-002-0.
Gomes, J.; Pires, J. (2015): Sistema de Normalização Contabilística – Teoria e Prática. Lisboa: Grupo Editorial
Vida Económica (5.ª edição).
Gonçalves, C.; Fernandes, S.; Santos, D. e Rodrigo, J. (2020): Contabilidade Financeira Explicada -Manual
Prático (4ª Edição) ISBN: 9789897687105
Rodrigues, J. (2019): Sistema de Normalização Contabilística: Explicado. Porto: Porto Editora (7.ª edição).
Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF). http://www.cnc.min financas.pt/snc2016.
Material disponibilizado pelos docentes

Complementar:
Rocha, Dina; Azevedo, Graça e Rodrigues, Ana Maria (2014) : “Contabilidade para todos”. Nova
Almedina. ISBN 978-972-40-5794-1
Lopes, Carlos Rosa; Malaquias, Rui; Oliveira, Daniel; Pires, João Rui e Claro; Bruno (2019): “Manual de
Contabilidade e Finanças para não Financeiros”. Escolar Editora. ISBN 978-972-592-552-2
Gonçalves, Cristina; Santos, Dolores; Rodrigo, José e Sant’Ána Fernandes (2012):”Relato Financeiro
Interpretação e análise”. Vida Económica. ISBN 978-972-788-446-9