Introdução à Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta UC não requer conhecimentos de base específicos.

Métodos de Ensino

Método expositivo complementado com a discussão de casos de estudo em aula. Procura-se a promoção da participação dos alunos e estimular a interação entre os alunos e o desenvolvimento de competências associadas ao trabalho em equipa através da discussão dos casos e da realização de trabalhos em grupo.

O contacto com casos reais é também promovido através do contacto com empresas onde é feita a recolha de informação para a realização dos trabalhos de grupo.

 

Resultados de Aprendizagem

São definidos como objetivos  da UC os seguintes:

O1. Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.

O2. Pretende-se ainda apresentar ao aluno as funções de gestão com que o gestor lida – Planeamento, Organização, Motivação, Liderança e Controlo.

O3. Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas de qualquer empresa – Inovação e Marketing.

O4. Finalmente, pretende-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico e a visão global do negócio.

São competências a desenvolver pelos alunos:

C1. Compreender o processo de gestão e as suas funções;

C2. Compreender a importância das funções empresariais com destaque para a  inovação e o marketing para o sucesso empresarial;

C3. Compreender o papel central das pessoas nas organizações;

C4. Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia e identificar as estratégias adotadas

C5. Desenvolver o espírito crítico e de análise e as competências comunicacionais. 

Programa

I. A organização

1.1. A organização, a gestão e os gestores

1.2. Globalização e internacionalização de empresas

II. As funções do gestor e da gestão: Planear, organizar, motivar e liderar, controlar
A – PLANEAR

1.1. O planeamento e os seus níveis básicos

1.2. A importância dos objetivos no processo de planeamento

1.3. Tipos de Planos

B – ORGANIZAR

1.1. Funções da estrutura    

1.2 .Dimensões estruturais

1.3. Tipos de Estruturas organizacionais         

1.4. Determinantes da escolha da estrutura

C – MOTIVAR E LIDERAR

      1 – Motivação

            1.1 – Conceito de motivação

            1.2 – As principais visões sobre a motivação

            1.3 – Visões contemporâneas

2 – Liderança

            2.1 – Conceito de  liderança

            2.2 – A abordagem baseada nos traços de personalidade

   2.3 – A abordagem comportamental

   2.4 – A abordagem contingencial

D – CONTROLAR

            1.1 –  O processo de controlo

            1.2 – Tipos de controlo

            1.3 – Métodos de controlo tradicionais e novas tendências

 III. FUNÇÕES EMPRESARIAIS: INOVAÇÃO E MARKETING

A- INOVAÇÃO

1.1 – Conceito de inovação e tipos de inovação

1.2 – Modelos de inovação

1.3 – As formas de inovar: do fazer ao comprar

 B – MARKETING

1.1. A evolução do Marketing

1.2. Os princípios do Marketing

1.3. A segmentação de marketing e o Posicionamento

1.4. As variáveis de ação do Marketing

 IV. A INTEGRAÇÃO FINAL: A FUNÇÃO ESTRATÉGICA

1.1.  O processo da gestão estratégica

1.2. Níveis de estratégia

1.3. A análise estratégica

1.4. A escolha da estratégia

1.5. Implementação da Estratégia

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fundamental

Teixeira, Sebastião (2022). Gestão das Organizações, Escolar editora, 4ª ed.

Maçães, M. (2018). Manual de Gestão Moderna (2nd ed.). Actual. Coimbra

 

Complementar

Donnely, James, James Gibson e John Ivancevich (2000), Administração – Princípios de gestão empresarial, McGraw-Hill, 10ª ed.
Ferreira, Manuel, João Santos, Nuno Reis e Tânia Marques (2010), Gestão Empresarial, Lidel, 2ª ed.

Robbins, S. e David DeCenzo (2005), Fundamentals of Management – Essential concepts and applications, Prentice Hall, 5th ed.

Stoner, J., E. Freeman and D. Gilbert Jr (1995), Management, Prentice-Hall, 6ª ed.