Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
Aulas expositivas de apresentação dos conceitos e modelos dos conteúdos programáticos, com apoio de Powerpoint.
Aulas orientadas para a resolução de problemas, realização assistida de trabalhos e de apresentação/discussão de trabalhos.
Condições de Obtenção e Dispensa de Frequência:
Para obter frequência os alunos têm que atingir um mínimo de 75 % de presenças nas aulas. São dispensados de obtenção de frequência os seguintes alunos: trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, bombeiros, alunos enquadrados noutras situações previstas na lei ou em situação de falta justificada por motivo de doença ou apoio à família, desde que devidamente comprovada.
Condições de Acesso a Exame:
Sem restrições para alunos trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, bombeiros, alunos enquadrados noutras situações previstas na lei ou em situação de falta justificada por motivo de doença ou apoio à família, desde que devidamente comprovado.
Para os restantes alunos, o acesso a exame está condicionado à obtenção de frequência.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Estruturar e compreender os princípios básicos de organização e gestão de empresas e organizações, desde o nível estratégico até ao operacional nas múltiplas vertentes, criando um domínio comum de conhecimento entre os engenheiros e os gestores.
As competências a adquirir são:
Capacidade de estruturar o pensamento relativo aos desafios colocados à gestão das organizações.
Compreender a influência das envolventes económicas, sociais, tecnológicas e políticas sobre as organizações e sobre os seus gestores.
Avaliar e entender a importância da competitividade e da ética empresarial, através da utilização de ferramentas e saberes que permitam exercer a gestão, no contexto da cultura da empresa, numa perspectiva empresarial aberta à inovação e à mudança.
Compreender alguns princípios basilares do comportamento organizacional.
Compreender os conceitos fundamentais das finanças empresariais.
Conhecer distintas filosofias de gestão e ferramentas que lhes estão associadas.
Compreender e aplicar ferramentas apropriadas ao desenvolvimento e avaliação de planos de negócio.
Genericamente, pretendem-se desenvolver as capacidades de análise e resolução de problemas, aplicando os conhecimentos adquiridos.
Programa
1. Os gestores, a gestão e as organizações
As organizações e a sociedade. Diferentes tipos de organizações e os seus stakeholders. Os recursos organizacionais. A gestão e os gestores. As funções e os níveis de gestão. A Gestão e o processo de tomada de decisão. A evolução das teorias da Gestão e as diferentes abordagens aos problemas organizacionais.
2. A gestão estratégica
O pensamento estratégico. Visão, missão e objetivos. Análise estratégica externa e interna e análise SWOT. A cadeia de valor e o modelo das 5 forças de Porter. A formulação estratégica: estratégia corporativa e estratégia de negócio. A implementação e o controle estratégico: estrutura organizacional, políticas de gestão e controle de gestão.
3. O Marketing
A orientação para o mercado: criar valor, satisfazer necessidades e facilitar as trocas. Os mercados e a sua segmentação. Os diversos intervenientes do mercado. O marketing – mix: produto, preço, distribuição e comunicação; pessoas, processo e evidência física. O posicionamento. Estratégia e plano de marketing.
4. A gestão de recursos humanos e o comportamento organizacional.
A gestão de recursos humanos. Os níveis de análise do comportamento organizacional: o indivíduo, o grupo e a organização. Liderança e Motivação.
5. A estrutura das organizações.
Os elementos da estrutura organizacional: cadeia de comendo, divisão do trabalho, grau de centralização e de formalização. Tipos de estrutura. Estruturas orgânicas e mecânicas. Fatores contingenciais.
6. Informação financeira
Informação financeira, princípios gerais da contabilidade e normalização contabilística. Fluxos financeiros na atividade empresarial. As Demonstrações Financeiras: Balanço, Demonstração de Resultados e Demonstração de Fluxos de Caixa. O valor temporal do dinheiro e a análise económica de projetos de investimento.
7. O empreendedorismo e a criação do negócio
O empreendedorismo e a geração de ideias de negócio: proposta de valor, modelo de negócio e plano de negócio.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO