Introdução à Produção Agrícola Biológica

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de vídeos, imagens e documentários, como complemento da informação nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar. A elaboração de trabalhos de de pesquisa por temas e de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respetiva aplicabilidade.

1. Ter o conceito de Agricultura Biológica (AB) e da sua relevância;
2. Conhecer os Objetivos e os Princípios da AB;
3. Adquirir noções de qualidade e segurança alimentar e ambiental;
4. Reconhecer a importância do controlo e da certificação em AB;
5. Possuir conhecimentos tecnológicos de Produção Biológica (PB);
6. Conhecer a situação atual da AB em Portugal.

1. Conceito de Agricultura Biológica;

2. Breve historial da Agricultura Biológica;

3. Objetivos e Princípios da Agricultura Biológica;

4. Controlo e Certificação em Agricultura Biológica;

5. Tecnologias de Produção Agrícola Biológica;

6. Contribuição da AB para a qualidade e segurança alimentar e ambiental;

7. A Agricultura Biológica em Portugal: situação atual.

8. Legislação em AB

Ferreira J., Marques G., Cunha-Queda AC, Mourão IM, Hickel D, Brito LM (2021) AGRICULTURA BIOLÓGICA, VOL I: BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS PARA O SOLO E PARA O CLIMA. ISBN: 9789899017511

Ferreira, J. et al. (2009) As Bases da Agricultura Biológica, Edibio, Edições Lda, Lisboa;

Lampkin, N. (1998) Agricultura Ecológica Ediciones Mundi-Prensa, Madrid;

McLeod, J. (2007) Organic Gardening, Botanic’s Pocket, The A-Z of healthy gardening,

Tandem Verlag GmbH, Australia;

Serrano, J.F. (2003) Agricultura Ecológica, Manual Y Guia Didáctica, IRMA, S.L. Instituto de Restauration y Médio Ambiente, Léon