Conhecimentos de Base Recomendados
n. a.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas, a metodologia de ensino predominante é o método expositivo, complementado pela análise de exemplos ilustrativos.
As aulas laboratoriais permitem a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do semestre através da resolução orientada dos exercícios propostos.
Existe ainda a componente de projeto que permite aos alunos desenvolver uma aplicação recorrendo aos conhecimentos adquiridos.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se estimular os alunos à resolução de problemas através do desenvolvimento de algoritmos. Dotar os alunos dos conceitos da linguagem C que possibilitem o desenvolvimento de aplicações de uma forma estruturada.
Programa
· Introdução às Linguagens de Programação
· Fases de desenvolvimentos de um programa
· Principais Estruturas Algorítmicas; Pseudo-Código e Fluxogramas
· Estrutura de um programa na Linguagem C
· Tipos de dados pré-definidos; Declaração de variáveis e constantes; Principais operadores; Expressões
· Interação com o utilizador
· Instruções simples e compostas
· Estruturas Controlo: Sequência, Seleção e Repetição
· Funções: objetivos; parâmetros, argumentos e retorno; estruturação de um programa recorrendo a funções
· Vetores: Declaração, Inicialização e Manipulação; Strings
· Ficheiros: Ficheiros de texto versus ficheiros binários; Operações sobre ficheiros de texto
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Vasconcelos, V., Marques, L, (2012). Linguagem C – Textos de apoio., ISEC (disponível na secção de textos e site da Unidade Curricular)
Damas, L. (1999). Linguagem C. FCA – Editora de Informática. (Cota ISEC: 1A -1- 458)
King, K. N. (2008). C Programming – A Modern Approach”, Norton & Company, 2nd Ed. (Cota ISEC: 1A -1-374)
Guerreiro P. (2006). Elementos de Programação com C. FCA – Editora de Informática, 3ª Ed (Cota ISEC: 1A -1- 458)