Conhecimentos de Base Recomendados
Não há.
Métodos de Ensino
De acordo com os objectivos do curso, as suas condições de realização e o público alvo devem ser utilizadas metodologias e estratégias que permitam à turma apreender e compreender os conteúdos leccionados da melhor forma.
Como tal é priorizado o uso de várias técnicas e metodologias em conjunto para maximizar a apreensão de conteúdos, assim temos:
1. Método expositivo: exposição oral de conteúdos teóricos com recurso a apresentações multimédia, tal como utilização de programas específicos e recursos afectos à prática do desenvolvimento de programas em linguagem C;
2. Método interrogativo: através de questões individuais ou direccionadas ao grupo no decorrer das aulas, permitindo obter feedback imediato sobre os conteúdos abordados;
3. Método activo: será utilizado com recurso a várias técnicas como, realização de discussões/debates sobre as temáticas desenvolvidas, estudos de caso relativamente a factos importantes na área das ciências informáticas, resolução de problemas e desenvolvimento de trabalhos individuais;
4. Método demonstrativo: será útil para demonstrar a instalação e utilização de certos programas a utilizar para o desenvolvimento de programas em linguagem C.
Resultados de Aprendizagem
– Descrever o conceito de algoritmo e pseudocódigo.
– Empregar a estrutura de fluxogramas.
– Identificar tipos de dados abstractos.
– Enumerar e identificar os operadores aritméticos, relacionais e lógicos.
– Aplicar estruturas de controlo, selecção e repetição de forma eficiente.
– Diferenciar as metodologias de programação utilizadas.
– Explicar o comportamento de um programa.
– Desenvolver programas bem organizados e obedecendo a um certo número de convenções.
– Aplicar instruções e sequências lógicas na resolução de problemas.
– Utilizar as regras e as diferentes fases na elaboração de um algoritmo.
Programa
1) Introdução à lógica de programação
2) Desenvolvimento de algoritmos
3) Pseudocódigo
4) Constantes, variáveis e tipo de dados
5) Operadores e funções pré-definidas
6) Instruções compostas
7) Estruturas de decisão
8) Estruturas de repetição
9) Testes e correcção de erros
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Damas, L. (1999). Linguagem C (24th ed.). FCA.
King, K. N. (2008). C Programming: A Modern Approach (2nd ed.). W. W. Norton & Company.
Rocha, A. M. A. (2006). Introdução à Programação Usando C. FCA.