Introdução ao Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas atuais do turismo. Sempre que possível serão analisados textos relacionados com os conteúdos programáticos. Serão também visionados filmes/documentários e outros sobre a atividade turística em geral. Nas aulas teórico- práticas serão elaborados trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os princípios do setor do turismo ao nível social, espacial, cultural, laboral, político e económico;
2. Conhecer conceitos básicos no âmbito do turismo;
3. Compreender o caráter interdisciplinar no domínio do turismo;
4. Utilizar diferentes fontes de informação relacionadas com o turismo;
5. Reconhecer os principais agentes da oferta turística;
6. Reconhecer os principais agentes, do setor público e privado, que atuam no mercado turístico nacional e internacional
7. Conhecer as formas de articulação entre os diferentes agentes do setor.

Programa

1. Enquadramento geral sobre a atividade turística: Conceitos e classificações de Turismo; Caraterização dos principais períodos da história do turismo.
2. A procura turística: caraterísticas, determinantes, motivações e indicadores.
3. Estrutura e organização da atividade turística. 3.1. O sistema do turismo: modelos concetuais: Caraterísticas, estrutura e composição da oferta turística; Cadeia de distribuição turística; 3.2. Organização institucional do turismo: o papel do setor público e do setor privado; Principais organismos internacionais e nacionais com intervenção no turismo.
4. Impactes e tendências do turismo: económicos, sociais e ambientais.
5. Código Mundial de Ética do Turismo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste teórico - 70.0%
  • - Trabalho nas aulas - 10.0%
  • - Teste prático - 20.0%
Avaliação por exame
  • - Teste teórico - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cooper; C. et al. (2008). Tourism: Principles and practice (4 th ed.). London: Pearson Education.
Costa, C. (2014). Gestão Estratégica do Turismo: Evolução Epistemológica dos Modelos e Paradigmas, e Tendências para o Futuro. In C., Costa; F., Brandão; R., Costa & Z., Breda (Eds.), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (Vol. I), pp. 19-40. Lisboa: Escolar Editora.
Cunha, L. (2007). Introdução ao Turismo. 3ª ed. Lisboa: Editorial Verbo.
Cunha L. (1997). Economia e Política do Turismo. Alfragide: McGraw-Hill.
Hall, C. M; Williams, A. M, & Lew, A. A. (2007). Turismo : conceitos, instituições e temas. In A. A. Lew, C. M.Hall, & A.M. Williams (Eds.), Compêndio deTurismo, (pp. 23-41). Lisboa: Instituto Piaget.
Kronenberg, C. (2008). Change management in tourism : from ‘old’to ‘new’ tourism. Berlin: Erich Schnidt Verlag.
Mira, M. R., & Ramos, A. (2013). Modelos explicativos e paradigmas: investigação e intervenção em Turismo.Exedra, 8, pp. 35-55.