Introdução aos sistemas de Informação

Os conteúdos da disciplina são apresentados através da exposição de conceitos e exemplos, da sua explicação e de diálogo.
Os trabalhos de grupo são usados como forma de fomentar a discussão sobre vários tópicos. É promovido o contacto com aplicações de suporte ao desenho de sistemas de informação (ex.: Bizagi BPM) e trabalhos práticos recorrendo ao Microsoft Visual Studio (.NET).
A avaliação periódica consta na realização de três trabalhos de grupo, sendo todos apresentados na aula (10 valores) e uma prova escrita (individual) cotada para 10 valores. Cada um destes elementos de avaliação tem como nota mínima 40% da sua cotação. Na avaliação final os alunos podem também obter aprovação na disciplina através da realização de trabalhos (cotado para 10 valores) e uma prova escrita individual (cotada para 10 valores).

Depois de frequentar a disciplina de Introdução aos Sistemas de Informação (SI) espera-se que cada aluno:
Compreenda a relação entre a Gestão e as Tecnologias e a importância de um Sistema de Informação na Gestão do negócio;
Saiba analisar e planear a arquitetura de Sistemas de Informação;
Conheça modelos, técnicas e ferramentas que permitam conceber de forma sistemática e integradora as melhores soluções de Sistemas de Informação, incluindo:
o metodologias normalizadas para gestão e planeamento de SI/TI (ISO/IEC 20000, ITIL, COBIT, arquiteturas SI/TI, Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (RGPD));
o ferramentas para engenharia e modelação organizacional;
o gestão da qualidade e BPM (Gestão de processos de negócio);
o utilização de ferramentas integradas de diagnóstico e planeamento (do negócio, dos SI e das TI).

Os conteúdos foram desenvolvidos tendo como referência o IS 2010 – Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Information Systems, visando uma preparação adequada em temas relevantes para a iniciativa MSIS 2016 da AIS – Association for Information Systems.
1. Introdução aos Sistemas de Informação
2. Sistemas de Informação e a Mudança Organizacional
3. Sistemas de Informação Baseados em Computador
4. Planeamento e Desenvolvimento de SI