Introdução às Tecnologias de Informação

Conhecimentos obtidos até ao 12º ano de escolaridade do Ensino Secundário nas áreas de ciências.

Estratégia de aprendizagem apoiada na experimentação da matéria exposta na aula teórica (T), através do desenvolvimento de módulos de software.
Na T a exposição é feita utilizando o quadro e projeções de slides. Nacomponente prática (P) desenvolvem programas de aplicação da T, dando especial ênfase às fases da análise do problema e do desenvolvimento da solução. O sucesso escolar implica um estudo intensivo e frequente do estudante fora das aulas.

A avaliação é sem consulta e está dividida em 2 módulos.O módulo I por avaliação contínua (AC) ou por exame (E) e tem o peso de 50%.
O módulo II, avaliado por E, tem o peso de 50%.A AC do módulo I é feita através de 6 testes, com pesos relativos diferentes.
Qualquer dos módulos pode ser repetido em qualquer fase de E, contando a última nota obtida.
Cariz essencialmente prático e a aprovação é com nota maior ou igual a 10 valores [0-­20].
É também necessária a presença do estudante a 2/3 das aulas P, exceto casos previstos na lei.

Identificar e compreender as fases usadas na construção de programas modulares em linguagem procedimental­.
Conhecer os diversos tipos, operadores e expressões em C­.
Conhecer e saber aplicar as diferentes estruturas de controlo (sequenciais, de seleção e repetição)­.
Conhecer e saber aplicar as diversas funções de entrada e saída standard de dados do C­.
Compreender o uso de funções e identificar as situações em que as mesmas se tornam necessárias­.
Explicar as vantagens da utilização de tabelas e saber identificar as situações em que as mesmas de tornam necessárias.­
Compreender o tipo String e saber utilizá-­lo, bem como às funções que o manipulam.­
Compreender e saber utilizar funções.­
Desenvolver aplicações simples em C tendo sempre em mente as diferentes fases para construir um programa: especificação e análise do problema, desenvolvimento do algoritmo e sua implementação.­
Aplicar os conteúdos lecionados na resolução de outras situações num contexto profissional.

Desenvolvimento e implementação de programas.
Introdução geral à linguagem C­.
Tipos, operadores e expressões­ Entrada e saída de dados.
Mecanismos de controlo­.
Funções e estrutura modular de um programa­.
Tabelas e strings.